Eu não gosto de ignorância

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Origem

Em janeiro de 2020, uma edição inédita do reality show Big Brother Brasil (BBB) começou, com participantes inscritos como de costume e, uma novidade, com a presença de famosos. Além disso, um celular para a realização de stories e um muro dividindo a casa foram inovações do BBB 20. Com muitas tretas e momentos divertidos, a edição deu o que falar. Um dos marcos mais importantes foi a discussão entre os participantes Flay e Victor Hugo, quando estavam discutindo sobre um almoço, e o brother deu sua opinião de que “não era muito fã”. Logo após, Flay respondeu “não tem muito o que fazer”. A discussão se prolongou até que ela disparou em um tom sério: “eu não gosto de ignorância, não, viu, Victor Hugo.”

Difusão e Repercussão

A frase dita pela participante virou um meme e viralizou nas redes sociais. O meme se tornou um hit no Brasil e se transformou até em fantasia de carnaval. No Twitter foi possível ver vários internautas imitando a cantora, bastava usar uma blusa rosa – peça que se tornou um símbolo da participante Flay – e uma plaquinha com a frase que o meme estava pronto.

A difusão foi tão grande que durante o Prêmio #RedeBBB 2020, as apresentadoras Ana Clara e Fernanda Keulla o anunciaram como o grande vencedor na categoria melhor meme, com 32,41% dos votos. Até mesmo o perfil oficial do BBB fez um trocadilho com o meme.

Gêneros e Formatos

Com toda a repercussão, as pessoas passaram a se apropriar da frase e modificá-la. Foram criadas diversas versões para o meme na web, transformando-o em um patrimônio do Twitter. Agora, o meme pode ser usado em qualquer situação. De política a filmes, e até em outras línguas, o meme pode ser compreendido como uma “catchphrase” ou “snowclone”, quando a expressão “eu não gosto de ignorância, não, viu, Victor Hugo” é utilizada por si só ou apresenta variações, respectivamente. Quando uma imagem como plano de fundo é compartilhada com legenda sobreposta caracteriza-se o formato “image macro”; há a presença do formato “exploitable" quando fotomontagens são utilizadas, por exemplo, para sobrepor rostos de outras pessoas ao rosto de Flay.

Ficha técnica

Criador(a)
Desconhecido (a)
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
c. 2020
Plataforma
Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp
Formatos
Catchphrase, Image macro, Snowclone
Mídia
Imagem e texto
Referências
BBB 20

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Popolin Mello
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Guilherme Popolin
About / Bio
Ele mesmo, Popolin Mello. Cresceu em Rolândia (PR) ouvindo os disquinhos da Xuxa ao contrário. É doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Apesar de ser do Paraná, o sul não é o seu país e a sua república não é a de Curitiba. Além de pesquisar memes e Comunicação Política, gosta de discutir com quem entende de Britney Spears, pois, há mais de 20 anos, o seu trabalho é divulgar e enaltecer o trabalho da maior diva do pop. Se não conhece a história da Britney Spears, você vai ser muito criticada, viu?!
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