Fecho com Freixo

  • Home
  • Fecho com Freixo

Origem

Desde que se lançou pela primeira vez como candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) se utilizou do slogan “Eu Fecho Com Freixo” como frase de efeito da campanha. A frase era estampada em panfletos, placas e a página oficial do candidato costumava compartilhar vídeos de artistas e políticos respondendo à pergunta “por que eu fecho com Freixo?”.
Recentemente, nas eleições municipais de 2016, nas quais Freixo também concorreu para a prefeitura do Rio, o slogan voltou com mais força. Essa campanha foi marcada pela sua força de mobilização fora do eixo dos grandes veículos de comunicação, sobretudo nas redes sociais e nas manifestações e comícios nas ruas.

No dia 11 de setembro, cerca de um mês antes das votações, a página oficial do candidato do PSOL no Facebook disponibilizou uma série de imagens que continham o rosto de Freixo com a frase “sou … e fecho com Freixo”, completada por palavras relacionadas a diversas origens, como gênero, orientação sexual, ideologia, profissão, lugar de origem, universidade, até variáveis mais bem humoradas, como “marombeiro” ou “careca”. Foram disponibilizadas, ao todo, 196 variáveis.

A iniciativa logo surtiu efeito e se popularizou pela Internet, sendo compartilhada por diversos eleitores do candidato.

Gênero e Formatos

Essas imagens podem ser caracterizadas como “snowclone memes", pois parte da frase pode ser alterada, ajustando-se ao contexto da mensagem.

A frase também apareceu em forma de hashtag no Twitter, que se espalhou rapidamente e chegou a entrar nos Trending Topics, sobretudo no período mais próximo à votação e nos dias de debates televisivos.

Difusão e Repercussão

A difusão se deu principalmente pelo Facebook, através do compartilhamento das imagens disponibilizadas pela página de Marcelo Freixo por parte do seu eleitorado. Algumas imagens tiveram mais de 2 mil compartilhamentos.

Na época, a oposição se apropriou do meme para tecer críticas ao candidato, criando imagens com frases do tipo “sou vagabundo e fecho com Freixo”.

Essa ação ficou marcada como um dos momentos cruciais tanto da campanha de Marcelo, quanto das propagandas políticas brasileiras no ambiente digital.

Ficha técnica

Fecho com Freixo

Criador(a)
Marcelo Freixo
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
2012, 2014, 2016, 2017
Plataforma
Facebook, Twitter, YouTube
Formatos
Catchphrase, Hashtag, Snowclone, viral
Mídia
Imagem, Texto
Referências
Campanha nas eleições municipais do Rio de Janeiro de 2016, quando Marcelo Freixo se candidatou à prefeitura

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Tito Belo Gil
0 entries
0 comments
Name
Tito Guedes
About / Bio
Tito Belo Gil é calouro de Estudos de Mídia e voluntário do #MUSEUdeMEMES. Antes de ir para a faculdade, ele escova os dentes com pó de cúrcuma e no intervalo gosta de lanchar raiz de broto de alfafa-braba, sempre acompanhada de areia com pedaços de borracha. Tito também acredita que você pode estar substituindo sua felicidade por muito estudo e alimentação saudável.
Prev Post

Sniper Serra

Next Post

Que Tiro Foi Esse?

Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us