Bom Menino Greg e Boa Menina Gina

• Bom Menino Greg e Boa Menina Gina

Good Guy Greg trata-se de uma série de conselhos surgida em abril 2011, na qual um homem de queixo quadrado, pensativo, sorri para a câmera com um cigarro de maconha na boca. Existem rumores de que sua primeira aparição tenha sido no 4chan, mas não há provas definitivas. A partir de seu sucesso foi inevitável a criação de uma contraparte feminina. Good Girl Gina segue o mesmo modelo de sua versão masculina, entretanto carregada de humor sexualizado, considerado por muitos como misógino, no qual uma jovem sorridente transmite conselhos de forma complascente para com os homens.

Gramática e Sintaxe

Seguem o padrão de tradicionais image macros, com tipografia “Impact" branca e “outline" preta.

Em junho de 2011, a personagem Greg foi identificada como um meme no 4chan e Reddit. A partir de outubro do mesmo ano foram criados os primeiros sites no Tumblr sobre ele. No mesmo mês o BuzzFeed publicou uma compilação de exemplos notáveis de GGG; ganhara então a rede e conhecido em 2012 um derivado, o Good Guy Grog, uma série de novos conselhos seguindo a mesma fórmula em imagens editadas com sua face em um corpo de um homem pré-histórico .

Em dezembro de 2011 a imagem de Gina foi postada no Reddit. Inicialmente a imagem macro possuía a foto de outra pessoa. Nova imagem enviada em seguida – a que ficou para a posteridade – alcançou maior popularidade que a anterior.

No primeiro semestre de 2012 já havia sites no Tumblr e conta no Twitter identificando a personagem. Até o final do mesmo ano o Instagram e o Facebook também contariam com páginas dedicadas a ela.

Questões de Gênero

Em 2012 a comparação entre os memes fez surgir uma discussão sobre sexismo entre os usuários do Reddit, no qual era alegada as diferenças entre ambas as criações: enquanto Greg era considerado como sendo generoso com as pessoas, Gina era vista como um estereótipo, no qual sua bondade feminina era utilizada somente para servir aos homens.

Identificação das Personagens

Há apenas rumores sobre a real identidade da figura masculina que protagoniou o meme, enquanto a jovem em questão trata-se de Emma Katherine, que identificou-se em 2013 em uma participação no Reddit, onde revelou que a fotografia que a celebrizou na rede foi tirada quando tinha cerca de 18 anos de idade e trabalhava como modelo.

Desconhecido (a)
4Chan, Buzzfeed, Facebook, Instagram, Reddit, Tumblr, Twitter
Image Macro
Good Guy Greg e Good Girl Gina, do 4-Chan

Rafael Polêmico
Rafael Polêmico
Um currículo? Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Direito com complementação em Empreendedorismo e Inovação, graduando em Arquivologia, voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES. Uma cor? Azul. Uma atriz? Fernanda Montenegro. Um cantor? Roberto Carlos. Um exemplo? Jesus Cristo. E Ivete. Vida? Deus. Deus? Vida. Vivi ou Gracy? Belo. Uma frase? Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Um museu? De memes. Esse é Rafael Polêmico.