A Exposição.

Memes contam histórias. Estamos normalmente tão absortos na experiência com os registros historiográficos convencionais, que muitas vezes nos esquecemos. A história, afinal, é uma atividade humana. E, mesmo entre as frivolidades do cotidiano, podemos encontrar documentos que nos ajudam a narrar uma época, nas suas mais diferentes nuances. Memes são memória.

"As Olimpíadas dos Memes" inaugura as exposições virtuais do #MUSEUdeMEMES, como parte integrante do projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: processos e ações, coordenado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, em conjunto com a Fundação Getulio Vargas e outras instituições parceiras.

O roteiro da exposição é composto por três salas virtuais: da apresentação do meme de internet como gênero midiático contemporâneo à sua interface com os esportes, das Olimpíadas Pré-Internet ao boom das redes sociais online, da crise política à apoteose no Rio de Janeiro.
Acesse o menu superior ou o menu inferior para navegar pela sala 1, pela sala 2 e pela sala 3 da exposição. ;)

A exposição virtual "As Olimpíadas dos Memes" apresenta um acervo de mais de 300 produções de internautas brasileiros e estrangeiros sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016 e outros eventos esportivos. O desafio é provocar no visitante uma reflexão sobre como essas imagens, vídeos e animações que circulam livremente no território das mídias sociais podem compor um instigante mosaico sobre o acontecimento midiático-esportivo.

A curadoria foi realizada pela equipe do #MUSEUdeMEMES e do grupo de pesquisa coLAB, da Universidade Federal Fluminense. Coordenação geral: Viktor Chagas (PPGCOM/UFF). Textos: Viktor Chagas e Luiz Filipe Paz. Roteiro e montagem: Dandara Magalhães, Daniel Rios, Fernanda Freire e Carolina Regis.

image01
image01
image01
image01
image01
image01

 

Localização.

Universidade Federal Fluminense

Campus Gragoatá, Bloco A

Niterói, RJ

Apoio.