Os memes e a Rio 2016.

A grande preocupação com as Olimpíadas de 2016 sempre esteve associada ao "legado" que as obras preparatórias para o evento deixariam para a cidade do Rio de Janeiro. Os memes estiveram, o tempo inteiro, muito atentos ao legado olímpico, e fizeram questão de exaltar e também satirizar o orgulho patriótico do brasileiro. Conhecidos na subcultura gamer internacional como os huehuehue br (expressão que remete às risadas de jovens internautas nos chats de jogos eletrônicos e se tornou sinônimo de atitude "troll"), os brasileiros fizeram barba, cabelo e bigode nos jogos olímpicos. Com muitas vaias e aplausos até para os árbitros quando não havia para quem mais se torcer, o público fez jus à festa, nas arquibancadas e também na internet. Sem deixar de lado a crítica à situação política do país, mas também sem perder a esportiva...

Além do cunho bem humorado (já outrora percebido na produção de memes em Olimpíadas passadas), foi possível observar também a difusão de imagens, vídeos e hashtags que expressavam questões relacionadas ao universo da política. Os acontecimentos referentes à crise político-econômica experimentada pelo país desde fins de 2015 e o ativismo digital despertado desde as manifestações de 2013 confluíram pra um cenário em que humor, política e crítica social andaram de mãos dadas durante algumas semanas.

Dois anos após uma Copa do Mundo marcada por um "7 a 1" em superfaturamentos e escândalos de corrupção, e em meio a um turbulento e controverso processo de impeachment, o Brasil sediaria, pela primeira vez na América Latina, os Jogos Olímpicos. É possível contar a história da Rio 2016 em memes? Nós achamos que sim.

Entre agosto e setembro de 2016, após sucessivas “Guerras Memeais” (conflitos de memes que mobilizou países como Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, e outros, a partir de piadas que evocavam a nacionalidade e estereótipos sobre os estrangeiros), encontramos uma internet que é palco de uma cobertura esportiva mais leve, dinâmica e bem humorada. Nas redes sociais online, os internautas proporcionam uma experiência de entretenimento que contrasta em muito com a cobertura sisuda dos meios de comunicação tradicionais. São as Olimpíadas da Zuêra!

image01
image01
image01
image01
image01
image01
Dê um passeio por nossa galeria virtual em 3D
Visite agora mesmo
Acesse a coleção completa de imagens
Galeria "Os memes e a Rio 2016"