Memes Olímpicos.

Participar de variadas competições esportivas e celebrar a união entre os povos sempre foi a força motriz dos Jogos Olímpicos, desde a sua roupagem mais moderna ‐ datada de fins do século XIX.

Ao longo dos anos, muitos foram os países que abriram suas portas e dispuseram de sua hospitalidade para receber as delegações para o evento. Assim, as Olimpíadas se tornaram um dos maiores eventos do planeta, alcançando milhões de espectadores e torcedores nos estádios, na televisão, e, mais recentemente, na internet.

Foi a partir das Olimpíadas de 2008, em Pequim, que os telespectadores passaram, de maneira mais ativa, a criar memes a partir do conteúdo transmitido, compartilhando piadas internas que surgiam em comunidades virtuais ou brincando com a rivalidade e o sentimento de nacionalidade próprio dos países que competem nos jogos. Nas Olimpíadas de Londres, os memes já haviam se tornado populares em boa parte do mundo conectado, de modo que situações que comentavam com humor o evento em si, bem como seus desdobramentos ‐ incluindo os cerimoniais de abertura e encerramento dos jogos ‐ ganharam os holofotes nas mídias sociais.

Desde o início, as Olimpíadas sempre foram férteis produtoras de memes. As lágrimas do ursinho Misha, em Moscou (1980); o gesto simbólico dos atletas negros norte-americanos Tommie Smith e John Carlos, erguendo os punhos cerrados e enluvados no pódio, na Cidade do México (1964). O lendário caso do também negro (e também norte-americano) Jesse Owens, que quebrou os prognósticos, em Berlim (1936). Ou a flecha que deveria ter acendido a tocha olímpica de Barcelona (1992), mas que na verdade foi atirada a alguns metros de distância. Todas essas cenas foram exaustivamente reproduzidas e integram hoje um imaginário cultural que serve de insumo à produção e reprodução dos modernos memes de internet. Quem disse que memes são coisa de hoje?

image01
image01
image01
image01
image01
image01
Dê um passeio por nossa galeria virtual em 3D
Visite agora mesmo
Acesse a coleção completa de imagens
Galeria "Memes Olímpicos"