Origem
Aparentemente em janeiro de 2012, as tirinhas de “Hoje eu vou dormir cedo” já existiam. Em novembro de 2016, em outros formatos, a ideia original do post passa a ser reciclada e a ganhar ainda mais espaço.
Difusão e Repercussão
Em março de 2012, as tirinhas adquirem um grande índice de interesse conforme a análise das buscas pelo título das mesmas no Google Trends – o qual registra sua queda ainda durante o mesmo mês. Em novembro de 2016, o interesse por estes termos ressurge no Trends, elevando ainda mais o índice de buscas por eles até o mês de janeiro de 2017. Neste período, encontramos muitas referências ao meme no Facebook e no Twitter.
"Hoje eu durmo cedo"
01:32 pic.twitter.com/lKkiQqpKyc
— Lana Del Rey Do Gado (@luualvesup) December 5, 2016
hoje eu vou dormir cedo
3 horas da madrugada pic.twitter.com/9oKwO6DyJD
— ismael lucas (@IsmaelxLucas) January 21, 2017
Gênero & Formatos
Como foi dito acima, pudemos encontrar registros deste meme em 2012, na forma de tirinhas conhecidas como “Rage Comics" (aquelas estreladas por desenhos “toscos" que retratam expressões determinadas). Posteriormente, no fim de 2016, o meme ressurge no Facebook e no Twitter – agora não mais em formato de tirinhas no estilo"Rage Comics", mas sim como “Catchphrases", sempre acompanhadas de prints de tela, GIFs, vídeos ou relatos de atividades realizadas tarde da noite.
Gramática & Sintaxe
O uso do meme consiste em postar “hoje eu vou dormir cedo” e, em seguida, apontar uma hora qualquer da madrugada e, juntamente a isto, postar um print de uma pesquisa qualquer inusitada no Google; ou, ainda, escrever, postar um GIF ou um video nos quais se passa uma ação incomum, engraçada ou indesejada durante a madrugada.