Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES

  • Home
  • Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES

Simpósio+Exposição

Simpósio Internacional

O Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES foi realizado de 29 a 31 de maio de 2019, nas dependências do Museu da República, no Rio de Janeiro. Durante os três dias de evento, mais de 200 pesquisadores compareceram e puderam acompanhar a realização de conferências e seminários temáticos, além de reuniões e outras atividades.

O simpósio contou com a participação de Whitney Phillips (Syracuse University) e Ryan Milner (College of Charleston) como conferencistas estrangeiros, e Wilson Gomes (UFBA), Gustavo Leal-Toledo (UFSJ), Benjamim Picado (UFF), José Messias (UFF) e Viktor Chagas (UFF) como conferencistas nacionais. O evento buscou se constituir como um fórum de troca de experiências acadêmicas a respeito do universo temático dos estudos sobre memes e teve programação diversificada, contando com pesquisadores das cinco regiões do país, que apresentaram seus artigos em seminários temáticos e acompanharam palestras e mesas redondas.

Anais do Simpósio

Acesse os anais do Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES, com os trabalhos apresentados nos seminários temáticos, durante o evento

Hotsite do Simpósio

Acesse o hotsite do Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES, com informações sobre palestras e conferências ocorridas durante o evento.

O tema central de sua primeira edição, “A política dos memes e os memes da política”, foi escolhido para se integrar à programação da exposição homônima, organizada pelos pesquisadores do projeto #MUSEUdeMEMES e por técnicos do Museu da República, e que ficou em cartaz entre 18 de maio e 29 de setembro de 2019.

As conferências trouxeram reflexões em torno dos memes de internet, seus usos políticos, o humor que lhes é subjacente, a cultura participativa de que estão imbuídos, e muito mais. Além delas, os seminários temáticos, com chamadas para submissão de trabalhos, promoveram debates em torno de investigações em andamento, conduzidas por pesquisadores no âmbito da pós-graduação. E o evento contou ainda com oficinas sobre linguagem de memes, voltadas prioritariamente para professores e alunos do ensino básico.

Os estudos sobre memes de internet vem ganhando relevância nos últimos quinze anos, a partir de perspectivas e contribuições de diferentes áreas. Simpósio e exposição foram uma oportunidade para discutir essas pesquisas e apresentar ao grande público os avanços no campo. A realização do Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES foi da Universidade Federal Fluminense, através do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), e do Museu da República, com patrocínio da Capes e do CNPq. O evento contou ainda com o apoio institucional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Simpósio+Exposição

Exposição “A política dos memes e os memes da política"

A exposição “A política dos memes e os memes da política” foi inaugurada no dia 18 de maio de 2019 e ficou em cartaz até 29 de setembro do mesmo ano, no Museu da República, Palácio do Catete, Rio de Janeiro. Organizada e curada coletivamente por pesquisadores do projeto #MUSEUdeMEMES da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Museu da República, ela foi resultado de uma ampla pesquisa pelo universo dos memes de internet, e buscou estimular uma reflexão a respeito do papel que os memes políticos e sobre a política desempenham em nossa sociedade. O lançamento contou com uma visita guiada pelos curadores e integrou também a programação da Semana Nacional de Museus. A atividade integrou o Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES, evento de caráter internacional, que trouxe cerca de duzentos pesquisadores nacionais e estrangeiros para discutir os memes de internet.

Ocupando quatro salas do Museu da República, o antigo Palácio do Catete, que foi sede do poder executivo até a década de 1960, a exposição “A política dos memes e os memes da política” fez um passeio pela relação entre os memes e a propaganda política e eleitoral, discutindo o caráter persuasivo, o humor e o ativismo presente nesses conteúdos. Os memes são normalmente entendidos como uma linguagem própria da cultura digital, e circulam sobretudo no ambiente das mídias sociais. Mas a exposição procurou abordar também a origem do termo e discutiu memes anteriores à internet, como jingles famosos e bordões de políticos folclóricos. Uma sala multimídia inteiramente dedicada ao debate sobre a relação entre memes e fake news complementou a discussão levantando questionamentos sobre a apropriação da linguagem de memes por grupos de interesses e em contexto eleitoral.

A exposição recebeu mais de 5 mil visitantes durante o período em cartaz e foi fruto de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB) e pelo #MUSEUdeMEMES. Sua realização foi possível graças ao patrocínio da Capes e do CNPq, e apoio institucional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (PPGCOM-UFF), e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us