Sobre
O #MUSEUdeMEMES remonta a uma série de iniciativas desenvolvidas nas dependências da Universidade Federal Fluminense desde 2011. Naquela altura, realizamos um ciclo experimental de encontros abertos ao público, que, mais adiante, ficaram conhecidos como #memeclubes, uma espécie de misto de seminário acadêmico com cineclube. Com o tempo, essa experiência foi paulatinamente se convertendo em micro-exposições. Foi então que decidimos lançar o #MUSEU, como nosso braço online.
Sobre
Congregando alunos e professores de diferentes instituições de ensino superior do país, o projeto surgiu como atividade no curso de graduação em Estudos de Mídia e na Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro. Os encontros presenciais ocorrem no espaço universitário, mas o #MUSEU também organiza exposições e ações no ambiente virtual.
O Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), que abriga o projeto #MUSEUdeMEMES, é criado, na Universidade Federal Fluminense.
+O website do projeto #MUSEUdeMEMES é lançado.
+O projeto #MUSEUdeMEMES realiza a exposição A política dos memes e os memes da política, no Museu da República, Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. A exposição fica em cartaz entre maio e setembro e é prorrogada duas vezes, devido ao sucesso de público.
+O livro A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital, organizado por Viktor Chagas, é lançado pela edUFBA, com textos inéditos e traduções de autores de nove países, especialistas em memes.
+