Origem
Na quarta-feira, 11 de janeiro de 2017, o twitter foi inundado com uma série de postagens comportamentais caracterizadas por posturas que envolviam a capacidade do usuário em escapar dos ardis sociais devido a determinadas astúcias. Embaladas pela frase “Logo eu…”, seus replicadores resumiam-se ser mais espertos do que o imaginado por seus antagonistas.
Difusão e Repercussão
Embora haja controvérsia acerca de sua origem, o mais provável é que tenha sua criação relacionada a um quote da popular personagem Nazaré Tedesco, interpretada por Renata Sorrah na telenovela Senhora do Destino (2004) da Rede Globo de televisão, onde a inesquecível vilã solta a seguinte afirmação: “Tentou me derrubar? Logo eu, Nazaré Tedesco”.
Na esteira do sucesso da frase, foi criado o perfil @LogoEu_ no Twitter, como o intuito de perpetuar o meme. Com uma quantidade considerável de postas diários, a página busca se manter ultrapassando a criação e/ou divulgação de novas publicações, utilizando diversas linguagens meméticas. O perfil conta atualmente com cerca de 200 mil seguidores.
Gêneros e Formatos
O meme é um híbrido entre “catchphrase” (“Logo eu…”) e “exploitable”, cuja definição caracteriza uma imagem facilmente “explorada” e editada – uma imagem que praticamente pede para ser alterada.
O meme “Logo eu” pede para que as pessoas o completem e explorem, com diferentes ações e adjetivos. Nesse sentido, ele possui características suficientes de um “exploitable”.