Origem
Em dezembro de 2014, a apresentadora Xuxa Meneghel virou a internet de cabeça pra baixo depois de ter sido demitida da Rede Globo, empresa onde estabeleceu seu sucesso e carreira durante quase 30 anos. Apenas três meses depois, em março de 2015, a apresentadora voltou a virar meme após sua contratação pela emissora Record.
Gênero & Formatos
O usuários de redes sociais, especialmente aqueles que utilizam o Twitter, se aproveitaram da notícia para circular diversos memes da rainha dos baixinhos. Os principais memes circulados, brincam com a contratação por uma emissora inferior à que Maria da Graça trabalhava anteriormente, fazem referências aos programas da emissora imaginando como eles seriam apresentados por ela e brincam com a relação que a emissora do bispo Edir Macedo tem com a igreja Universal. Ainda nesse sentido, muitos dos memes também brincam com a ideia de que a Record foi uma das emissoras que apontou, na década passada, que a apresentadora teria feito um pacto com o demônio. Esses memes, circularam principalmente nos formatos de look-a-like e exploitables.
Difusão e Repercussão
Quando observamos o pico de audiência na busca pelas palavras “Xuxa" + “Record" combinadas, no Google Trends, podemos observar que o mês de março de 2015 bate recorde de pesquisa diante dos outros meses. O que nos mostra que o meme realmente teve impacto e circulação apenas no primeiro momento da divulgação da notícia pela emissora.