Origem
Desde a edição de 2020 do Big Brother Brasil, os participantes foram divididos em dois grupos: o grupo Pipoca e o Camarote, sendo o primeiro constituído por pessoas anônimas e o último por celebridades, como cantores(as) e influenciadores(as) digitais.
No BBB 21, entre os participantes do Camarote, estava a rapper Karol Conká que, para muitos espectadores, protagonizou momentos extremamente desagradáveis na casa, principalmente com Lucas Penteado. Uma das cenas mais famosas ocorreu quando Karol discutiu com outros integrantes sobre eles comerem antes do rapaz, para que Lucas pudesse comer sozinho.
A partir dali – e de outras atitudes questionáveis protagonizadas pela rapper – grande parte do público criou uma enorme antipatia contra a cantora, pedindo a interferência da Globo no programa, tendo em vista que outros participantes, como Lucas e Juliette, estavam com a saúde mental muito debilitada. Karol zombou o sotaque de Juliette, que é paraibana, exaltando sua origem curitibana, indicando que nascer na capital paranaense é melhor que ser natural da Paraíba.
A influência de Karol Conká sobre os participantes do BBB e os efeitos sobre o comportamento de Lucas acabou provocando uma grande revolta no público do programa, que considerou cruéis e xenofóbicas as atitudes e falas de Conká.
Disseminação e Repercussão
O meme “Valendo um CD da Karol Conká” começou a circular como uma piada acerca da popularidade da rapper, em queda após seu posicionamento no BBB. Conká passou a ser a grande vilã da edição, perdendo seguidores a cada dia por sua postura e conflitos na casa. Assim, as pessoas começaram a postar imagens de lugares extremamente famosos, com a legenda: “Valendo um CD autografado da Karol Conká. Que lugar é este??".
A maior parte dos memes surgiu no Twitter e em páginas e grupos fechados no Facebook, além de se popularizar rapidamente no TikTok. O cantor Gusttavo Lima também resolveu brincar e respondeu a um perfil no Instagram, que postou uma foto dele com a pergunta, errando propositalmente a resposta.
Gêneros e Formatos
Os memes mais difundidos podem ser identificados como Catchphrase, em casos nos quais a pergunta “Valendo um CD autografado da Karol Conká?” aparece sem alterações. Também pode ser enquadrado como Snowclone em casos nos quais a frase “Valendo um CD autografado da Karol Conká” é seguida por diferentes tipos de “prêmios” ou pela adição de outros elementos, como “Valendo um cd autografado da Karol Conká + um mês de terapia grátis com Lumena”. Também observamos ocorrências do formato Image Macro quando a pergunta textual era sobreposta à imagem.
Ficha Técnica
Valendo um CD da Karol Conká