Gestão de Acervos
O #MUSEUdeMEMES constitui o primeiro e mais importante acervo museológico inteiramente dedicado a preservar os memes de internet e fenômenos relacionados à cultura digital no Brasil. O #MUSEUdeMEMES está registrado no Sistema Brasileiro de Museus e possui parcerias com diversas instituições e centros de pesquisa e documentação em todo o país.
Gestão de Acervos
O #MUSEUdeMEMES não possui uma sede física institucional. Suas atividades são desenvolvidas nas dependências da Universidade Federal Fluminense, em espaços laboratoriais associados ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Como projeto de pesquisa, extensão e inovação tecnológica, o #MUSEU está vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), e é coordenado pelo professor Viktor Chagas.
Gestão de Acervos
Desenvolver o campo de estudos sobre memes e cultura digital no Brasil, a partir do compartilhamento e da produção de pesquisas científicas sobre o tema.
Constituir-se como polo de referência nos estudos sobre memes e atuar em favor da internacionalização da pesquisa científica vocacionada à discussão acerca das relações entre internet e culturas políticas no Brasil.
Gestão de Acervos
Constituem o campo de interesses do projeto #MUSEUdeMEMES todos os fenômenos da cultura digital relacionados direta ou indiretamente ao universo dos memes de internet. Esta definição compreende práticas de circulação de conteúdos gerados por usuários nas mídias sociais, ações coletivas no ambiente digital, dinâmicas de produção de sentido e comportamento online, usos estratégicos da comunicação digital, e temas correlatos.
Gestão de Acervos
O acervo do #MUSEUdeMEMES é fundamentalmente constituído a partir de materiais paratextuais associados aos memes de internet documentados. Desse modo, os memes são compreendidos como materiais no entorno e não como o objeto museológico per se. Como conteúdos repletos de referências intertextuais, tais memes são tratados como intermediários entre o patrimônio material e o patrimônio imaterial.
Definidos por alguns pesquisadores como grupos de itens digitais, os memes são essencialmente dados relacionais, e demandam uma compreensão multimodal de seus discursos. No #MUSEUdeMEMES, os materiais paratextuais que documentam esses fenômenos são denominados de verbetes, e se apresentam como informações contextuais a respeito dos memes catalogados.
Gestão de Acervos
O #MUSEUdeMEMES possui critérios editoriais para selecionar e definir quais memes serão preservados e sobre quais memes seus materiais documentais versarão. Tais critérios compreendem avaliações temáticas e sobre a relevância de cada uma das coleções catalogadas, realizadas periodicamente pela equipe de curadores do projeto. O #MUSEU não se propõe a ser um veículo jornalístico e não pretende mapear extensivamente e intempestivamente todos os memes surgidos. Seu objetivo é destacar conteúdos que suscitam determinadas questões ou que evidenciam práticas sociais importantes.
Gestão de Acervos
O #MUSEUdeMEMES possui quatro áreas principais de conteúdos:
(a) Acervo/Coleções · espaço que congrega as peças em exposição no webmuseu. Trata-se, em realidade, do primeiro banco de dados sobre memes brasileiros. Os conteúdos são apresentados como breves textos articulados a imagens, áudios e vídeos.
(b) Exposições/Curadorias temáticas · seção que enumera os eventos próximos e ocorridos do #MUSEUdeMEMES no espaço físico da universidade. Os eventos são denominados #memeclubes e são abertos ao público. Informações sobre data e local são apresentados no site e materiais expostos, como slides e fotografias são disponibilizados online.
(c) Referências de pesquisa · base de referências bibliográficas para pesquisadores, disponível para consultas online e offline.
(d) Ensaios e entrevistas · além do acervo propriamente, o #MUSEUdeMEMES é também alimentado com artigos, ensaios e entrevistas originais.
Os conteúdos que integram o acervo de memes do webmuseu estão dispostos ao público por meio de uma base de dados que opera a partir de filtros distintos:
(a) Criador(a) · que marca o autor, se pessoa física, ou a comunidade que originou o meme, caso seja(m) conhecido(s).
(b) País de Origem · que aponta o país ou região em que o meme se originou ou se disseminou, conforme o caso.
(c) Período de Circulação · que registra o ano ou período em que o meme se disseminou.
(d) Plataforma · que reconhece as arenas em que o meme predominantemente circula.
(e) Formatos · identifica o formato do meme em questão (image macro, exploitable, photofad etc.).
(f) Mídia · que identifica o suporte modal midiático (imagem, vídeo, texto).
(g) Referências · que registra as referências intertextuais presentes no meme.
Gestão de Acervos
O acervo do #MUSEUdeMEMES é atualizado semanalmente com base em conteúdos e relatos textuais originais sobre experiências e tendências da internet brasileira. O projeto está também aberto a receber doações e contribuições de outros usuários. Os interessados podem contatar a equipe curatorial e oferecer suas sugestões, tanto na forma de conteúdos já compostos quanto na forma de relatos brutos a serem avaliados.
Gestão de Acervos
Todos os conteúdos produzidos pela equipe do #MUSEUdeMEMES, incluindo sua base bibliográfica, artigos, ensaios e entrevistas, estão licenciados sob uma licença CC BY-NC-SA. Esta licença não cobre materiais e documentos produzidos por terceiros e exibidos neste website a título de uso justo e sem fins lucrativos.