Origem
Março de 2020 no Brasil foi marcado pela adoção de medidas de isolamento social para diminuir a disseminação da Covid-19. Não tardou, o isolamento foi sentido e, simultaneamente, surgiram memes tematizando o fim da quarentena e da pandemia.
Difusão e Repercussão
Conforme o Google Trends, a partir de 15 de Março de 2020 já encontramos a presença de “quando a quarentena/pandemia acabar” na internet. Notamos que o meme circulou muito mais com a palavra “quarentena” que com o termo “pandemia”, no auge de seu uso, entre o fim de março e meados de abril de 2020. Depois a presença de ambos se torna mais homogênea.
Desde seu início e em formatos variados, o meme está no Facebook, no Instagram e no Twitter servindo de meio para falar tanto de viagens e encontros planejados durante a quarentena quanto de dificuldades e angústias vividas neste período.
#DepoisDaQuarentenaEu vou convocar meus amigos pra gente ir pro bar e encher a cara como nunca encheu na vida . pic.twitter.com/7kLKArs7Ff
— larissa ! 👩🏫🌻❤👩👧👦🇧🇷🏳️🌈 (@LarissahSou) March 26, 2020
https://twitter.com/Info_NewellsML/status/1243269961570750465?ref_src=twsrc%5Etfw
Alguns se apropriaram do meme postando fotos e vídeos de si com a legenda “quando acabar a quarentena/pandemia apago”. Neste caso, os memes são sempre feitos no Lomotif ou TikTok.
Após quase um ano de quarentena e com a projeção de um longo tempo até a vacinação de todos, o meme ganha um novo uso, que ironiza essa longa espera associando o fim da quarentena a algo bastante esperado que nunca chega ou a algo enganoso.
“quando a pandemia acabar” tá começando a soar como “na volta a gente compra"
— Marshal ⚢︎ teaduo stan (@owlnoceda) January 27, 2021
"Vamos marcar assim quando a pandemia acabar" é o novo "vou ver e te aviso"
— Faria Lima Elevator (@FariaLimaElevat) February 2, 2021
Gêneros e Formatos
O meme toma forma, sobretudo, através do catchphrase (bordão) “quando a quarentena/pandemia acabar” e pelas hashtags #quandoaquarentenaacabar, #quandoapandemiaacabar e #DepoisDaQuarentenaEu.
Ele é também um snowclone quando se associa à formula variável “X é o novo Y” usada para dizer que alguma novidade X é semelhante a algum Y já conhecido.