Origem
O meme Raio Gourmetizador foi lançado nas redes sociais em novembro de 2014 e desde então vem nos dando choques de realidade causados pelo famigerado “gourmet” em nossos bolsos.
Gênero e formato
A banalização que o termo gourmet fez com que rapidamente a internet reagisse criando o meme que trabalha com três imagens: a primeira traz a foto “original” dos produtos considerados populares; na segunda imagem sempre figura o chef de cozinha norte-americano Gordon Ramsay, conhecido por seu programa de culinária no canal TLC; e o terceiro e último quadro apresenta a forma “gourmetizada” do produto, após ser atingido pelo raio.
Difusão e repercussão
O meme começou a se desenvolver a partir de uma sátira aos publicitários que colocam a palavra “gourmet” em produtos para que seu preço inflacionasse, criando assim uma linha que vai desde brigadeiros até pizzas com preços surreais. Com o tempo, a “gourmetização” deixou de incidir apenas sobre comidas e guloseimas, e passou a contemplar também artigos de outros gêneros, como podemos ver na página do meme no Facebook.