Origem
O meme do Homem-Aranha apontando para si mesmo é um clássico da internet. A imagem presente no meme foi retirada do desenho animado Homem-Aranha, de 1967. No episódio “Identidade Dupla", que contém a imagem que posteriormente gerou o meme, um vilão se veste como o Homem-Aranha e se passa por ele para roubar uma obra de arte. Entretanto, a farsa é descoberta no momento em que o vilão e o verdadeiro herói se encontram e, então, apontam um para o outro.
Em 2017, essa imagem viralizou nas redes e é usada para exemplificar situações nas quais não existem diferenças entre duas pessoas, ações, acontecimentos ou objetos. Assim, o meme Homem-aranha vs Homem-Aranha é muito acionado junto a um tom de ironia para representar a hipocrisia das pessoas, por exemplo, satirizando as contradições de um ou mais sujeitos em questão e colocando-os em situação de igualdade.
Difusão e Repercussão
De acordo com o portal Dicionário Popular, os primeiros memes Homem-Aranha vs Homem-Aranha surgiram em fevereiro de 2011, na plataforma Sharenator, aparecendo também no Reddit durante os anos seguintes. Entretanto, o meme só se popularizou em 2017, no Twitter.
A repercussão foi tão grande que chegou a ser usada como referência na cena pós-crédito do filme Homem-Aranha: No Aranhaverso. Em 2020, a Pop Funko – uma empresa que fabrica brinquedos do universo geek – lançou o Funk Pop Spider-Man vs Spider-Man,. No carnaval de 2020, também foram muitas as brincadeiras em torno do meme.
na minha tb teve, e nem foi combinado pic.twitter.com/FDXld5vgff
— Silva (@Ltc_silvaaa) February 22, 2020
Por ser sugestivo e de fácil entendimento, a utilização desse meme no twitter é frequente, sendo acionado em situações com diferentes contextos, que variam desde o cotidiano considerado banal até acontecimentos políticos.
Gênero e Formatos
O meme pode ser utilizado com a imagem original acompanhada de uma legenda na publicação ou com uma edição da imagem junto à legenda sobreposta. No segundo caso, o formato do meme é o “Image macro”. A frase “meme do homem aranha" ou variações desta também são constantemente utilizadas de maneira isolada, isto é, sem a imagem original do personagem duplicado. Como o meme é amplamente conhecido, apenas a referida frase pode ser facilmente assimilada pelas pessoas. Dessa forma, ele pode ser classificado como “catchphrase".