Origem
Qualquer pessoa com razoável desenvoltura nas mídias sociais e acesso à internet deve ter percebido a enorme quantidade de gatos online que povoam o universo virtual. São fotos, vídeos, desenhos. Enfim, o mundo virtual – como os antigos egípcios – adora os gatos. Isso leva a uma pergunta: por que os felinos fazem tanto sucesso?
É incrível o tempo que podemos passar apenas assistindo a um gato aleatório brincar. Em uma rápida busca no YouTube, encontramos 4.460.000 resultados para “funny cat”. Entre os famosos LOLCats e gatos-celebridades, existem felinos para todos os gostos, veja Maru, o gato fofo japonês, ou Tardar Sauce, mais conhecida como ‘Grumpy Cat’, nosso cardápio do dia.
Tardar Sauce, ou Tard, ficou mundialmente conhecida como Grumpy Cat. De raça indefinida, a gata nasceu no longínquo ano de 2011 e já é uma cat celebrity devido a sua eterna expressão mal-humorada. De acordo com sua dona, Tabatha Bundesen, Tard nasceu com nanismo felino (uma doença rara entre os gatos) motivo pelo qual tem um tamanho pequeno e problemas nas patas traseiras que causam seu andar/sentar ser diferente entre os outros de sua espécie.
Gênero & Formatos
A fama não demorou a chegar para Grumpy Cat. “Seu" primeiro post foi em setembro de 2012, uma image macro com comentários mal-humorados como ‘I had fun once. It was awful’. Várias imagens no mesmo estilo começaram a ser postadas. Atualmente Grumpy Cat tem um site próprio, página no facebook (com mais de 1 milhão de likes), canal no Youtube, Twitter e uma loja online para seus produtos.
Grumpy Cat não fez tanto sucesso no Brasil, mas em outros países como EUA, Hungria e Canadá ainda possui altos índices de busca e compartilhamento. Com sites do tipo ‘memegenerator’, se tornou possível para qualquer pessoa se apropriar da expressão zangada do Grumpy Cat e escrever o comentário de sua preferência. E, para aqueles que adoram esse meme, o site grumpycats.com tem atualizações frequentes com novas fotos de Tardar Sauce e com novos ‘grumpy moments’.
O constante ar rabugento nas fotos somado aos comentários no melhor estilo Garfield (“Good Morning”? No such thing.) divertem pessoas de todas as idades. Em uma entrevista, o irmão de sua dona (e o primeiro a postar uma foto de Tard) disse: “Her grumpiness, brings out the happiness in others.”
Difusão e Repercussão
Apesar do meme ter surgido em 2012, em meio outras tantas imagens remixadas e efemêras de LOLcats, Grumpy Cat continua fazendo sucesso e foi um dos poucos memes que chegou a transpor o espaço virtual.
Em 2013, foi eleito o Meme do Ano pela 17ª edição do Annual Webby Awards, um prêmio que visa reconhecer iniciativas de excelência na Internet, tais como websites, publicidade interativa, vídeos e aplicativos. O ganhador da edição passada na categoria “Meme of the Year” foi outro felino, desta vez inteiramente virtual, o Nyam Cat.
Além desta premiação, o meme também foi destaque no Festival South by South West Interactive, que promove encontros e conferências de pessoas influentes do cenário digital, roubando a cena de palestrantes e pessoas presentes, recebendo mais de 3k menções por dia no Twitter durante os três dias seguidos de evento, ultrapassando o buzz gerado por palestras do Al Gore e Elon Tusk (reponsável pela estruturação e fundação de empresas como SpaceX, Paypal e Tesla Motors).
O sucesso de Tard Sauce é tão grande, que além de eleito meme do ano, foi o convidado especial de programas de TV norte-americanos como o talk show Anderson Live da CNN, já fez inúmeras aparições públicas e recebeu a atenção de celebridades, além de estrelar comerciais que exploravam o seu talento e expressão facial inigualáveis por um animal da mesma espécie.
Após todo o reconhecimento, Grumpy Cat, que começou como um personagem de um meme de internet, se transformará em um filme baseado no mesmo conceito e apropriações que o consagrou na web. Seus responsáveis já venderam seus direitos de imagem para a produtora Broken Road Productions e garantem que o próprio Tard será a estrela principal. O filme seguirá o estilo de outro gato famoso por seu humor perspicaz e comentários aborrecidos: o Garfield.
Os donos de Tardar Sauce só tem o que comemorar com a repercussão de Grumpy Cat. Segundo matéria divulgada pelo jornal inglês The Gardian, a família Bundesen já lucrou mais de 100 mil dólares entre livros, propagandas, aparições públicas e acessórios – como camisetas e canecas estampadas, adesivos, etc.
* Trabalho apresentado na disciplina “Redes colaborativas e produção cultural” (2013.1) por alunos do curso de Estudos de Mídia.