Ursal

Origem

Apesar da grande expectativa pelo primeiro debate presidencial do Brasil em 2018, realizado no dia 9 de agosto, pela TV Band, o encontro e a discussão entre candidatos foi avaliado como pouco decisivo pelos noticiários.

Mais surpreendente ainda foi a constatação de que o deputado federal Cabo Daciolo foi o candidato que teve o maior crescimento de buscas por seu nome no Google ao fim do debate. Podemos supor que a razão das menções tenha sido à enorme quantidade de memes aos quais o Cabo Daciolo serviu de base.

Em discordância ao ambiente laico ao qual debate político democrático se propunha a ser, Daciolo apresentou o discurso de suas ideias e pontos de vista em tom de pregação religiosa – com direito até à leitura de um trecho bíblico repleto de expressões como “glória a Deus” e “para a honra e glória do senhor Jesus Cristo”, além de frequentemente chamar a si mesmo de um “servo do Deus vivo” que vai “levar a nação a clamar ao Senhor”.

Isto, por si só, já gerou uma onda de memes, embora o tom religioso – inapropriado para o debate político – tenha dividido espaço com as teorias político-conspiratórias apresentadas pelo candidato Daciolo ao afirmar que o também presidenciável Ciro Gomes seria um dos fundadores do Foro de São Paulo e, portanto, poderia explicar o plano secreto de uma organização chamada de “URSAL". Ciro Gomes nega ter fundado o Foro de São Paulo e afirma desconhecer a URSAL. Daciolo, então, explica: “União da República Socialista Latino Americana”, “um plano que chama-se Nova Ordem Mundial. União de toda a América do Sul (…) tirando todas as fronteiras, fazendo uma única nação. Pátria Grande. Poucos ouviram disso e vai ser pouco divulgado isso. Eles sabem do que nós estamos falando. Quero deixar bem claro que no nosso governo o comunismo não vai ter vez.” Se era segredo, o presidenciável o revelou em uma transmissão ao vivo na TV e na internet, incitando um burburinho acerca do plano durante o próprio debate.

Gênero & Formatos

A URSAL pode ser enquadrada, aparentemente, no gênero dos memes de Discussão Pública sobre temas coletivos.

Os formatos pelos quais o meme vem se propagando são muito variados. Encontramos a viralização do vídeo no qual o presidenciável Daciolo anuncia a URSAL, sua hashtag, image macros, exploitables, GIFs e vídeos variados (com animações gráficas, contendo, por exemplo, montagens que simulam um jornal-manifesto, com legendas falsas adaptadas a estas imagens) – além de um verbete sobre o assunto na Wikipédia. Encontramos jogos (em forma de quiz), eventos fictícios no Facebook, a hashtag da URSAL em posts, filtros para as fotos de perfil de usuário do Facebook e, ainda, sites que tentam verificar sua veracidade ou falsidade (como nos portais ‘e-farsas.com‘, ‘boatos.org‘ e em vídeos no YouTube). Houve, também, a produção de materiais que carregam o meme consigo, como camisas, bottons e patches adesivos.

Personagens Recorrentes

A URSAL aparece em convergência com diversos personagens, tanto do mundo dos memes, como nos dos universos artístico, político, televisivo e esportivo, por exemplo. Para apenas mencionar algumas: os presidenciáveis Cabo Daciolo e Ciro Gomes, os Ewoks do filme Caravana da Coragem, o Chapolin Colorado, os Ursinhos Carinhosos, o Canarinho Pistola, o rapper Drake, a apresentadora Xuxa Meneghel, os jogadores Neymar, Messi e Suarez – além, é claro, de personalidades políticas, como o ex-presidente uruguaio Jose Mujica e Karl Marx.

Difusão e Repercussão

A sigla “URSAL" surgiu, de fato, em um artigo publicado em um blog pela socióloga Maria Lucia Victor Barbosa, em 9 de Dezembro de 2001. Intitulado “Os companheiros”, o artigo satiriza a proposta de integração da América Latina discutida na reunião do Foro de São Paulo em Cuba naquele mesmo ano, chamando-a de “União das Republiquetas Socialistas da América Latina”. Conforme entrevista da socióloga , na época, o termo se espalhou por blogs e as pessoas chegavam a lhe telefonar para saber se a URSAL era um plano real. Em 1º de maio de 2006, em sua coluna no Diário do Comércio, o conservador Olavo de Carvalho, por exemplo, apontou a URSAL como um plano real do Foro de São Paulo. Há também um site chamado “Dossiê Ursal", que reúne links com indícios da veracidade deste suposto plano político.

No entanto, o termo ganhou ainda mais projeção no debate das eleições presidenciais acima citado. O Google Trends não registra interesse de buscas pela URSAL desde 2004 (base mais antiga dos dados de pesquisa do site) até o dia do debate entre os presidenciáveis. Também conforme a ferramenta, é no dia do debate, entre 23h e 0h, logo após a URSAL ser mencionada por Daciolo, que internautas começaram a buscar informações e a criar memes sobre a URSAL na redes sociais mais acessadas, como Twitter, Instagram e Facebook.

O que parece é que uma expressão irônica se tornou parte de uma espécie de teoria conspiratória que, após ser revelada com a intenção de denúncia, passou a exercer muito mais o efeito colateral de um convite revolucionário.

Ficha técnica

Criador(a)
Desconhecido (a)
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
c. 2018
Plataforma
Buzzfeed, Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, YouTube
Formatos
Ação popular, Exploitable, Hashtag, Image macro, Paródia
Mídia
Imagem e vídeo
Referências
Eleições 2018, Debate presidencial TV Band

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
0 entries
0 comments
Name
Mohandas Souza
About / Bio
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, Mohandas Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.
Prev Post

#EleNão

Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us