Figurar como primeiro em uma competição é sempre reconfortante. Por menos competitivos que sejamos, obter um primeiro lugar, ser campeão, é, no fim, o reconhecimento de todo um esforço. Na internet, ficar em primeiro é também questão de honra.
Nos fóruns de internet, newsgroups, e em diferentes comunidades virtuais, mesmo quando não há aparentemente um contexto competitivo, os usuários costumam disputar o primeiro lugar. Exemplo disso é o estranho comportamento que leva vários desses usuários a correrem para publicar, antes de qualquer outra pessoa, o primeiro comentário de um tópico.
Não há, é verdade, nada que caracterize uma recompensa ou glória para estes usuários. Mas comentar em primeiro e anunciar esta vitória aos outros se tornou ação comum desde que o website Slashdot, lançado em 1997, adotou como política exibir sempre o primeiro comentário a um tópico sobre os demais, em ordem cronológica. De acordo com a Wikipédia e a base de dados KnowYourMeme, esta política originou uma reação comum a vários grupos de usuários, que passaram a comentar simplesmente “First post!" (“Primeiro post", em inglês), ou até “FP!"
O meme então foi apropriado por diferentes usuários, das mais diversas regiões do mundo. No Brasil, por exemplo, passou a ser bastante comum em blogs ou em fóruns da internet, alguns usuários postarem “Primeiro!" ou “Primeirão!", em referência à sua vantagem à frente dos demais, mesmo quando os comentários são hierarquizados de forma cronológica inversa. Como afirma Silitonga (2012), este comportamento inclusive, por vezes, origina reações em cadeia, como as sequências “Second!" ou “Segundo!", e “Third!" ou “Terceiro!", “arruinando a seção de comentários".
Estes comentários podem ser interpretados como ações de trolling. Mas, mais recentemente, em 2015, o meme foi utilizado como ação de marketing, para anunciar o lançamento da nova temporada da série televisiva Flash. Na ação, um perfil fictício do personagem de quadrinhos postava em sites de redes sociais como o Facebook comentários em tópicos aleatórios, proclamando-se o “primeiro" e mais rápido a comentar.
Silitonga (2012) lembra ainda uma curiosa apropriação deste meme na Indonésia. No idioma local, “primeiro" é “pertama", mas os internautas cultivaram uma piada interna, em que adicionam um “X" ao fim do termo, transformando-o no nome de uma marca de óleo combustível, Pertamax. A marca é um produto da empresa de exploração de gás e petróleo, Pertamina, e foi criada em 1999. De acordo com Silitonga, “Assim como o original ‘First!’, Pertamax também costuma desencadear reações quando postado, resultando em manisfestações como ‘Teduax!’ (‘Segundo!’) ou ‘Tegax!’ (‘Terceiro!’).