Origem
No dia 02 de julho de 2018 a seleção brasileira enfrentou o time do México pelas oitavas-de-final da Copa da Rússia. Um pouco antes do início da transmissão pelas redes de televisão, as câmeras mostravam a torcida nas arquibancadas, como de costume, quando uma misteriosa figura foi capturada pelas imagens, permanecendo no ar por alguns segundos. Assim, o “Torcedor Misterioso", o “Psicopata da Copa" ou o “Feiticeiro do Hexa" tornou-se um fenômeno imediato, ganhando as redes em meio ao clima de festa da Copa do Mundo.
https://www.youtube.com/watch?v=Idta0fkYQ2U
Difusão e Repercussão
Mas quem era o enigmático rapaz que surgira frente às câmeras? A internet já começara a fazer sua magia: muitos destacavam sua semelhança com o cantor Vinny, os irmãos Hanson ou o finado Kurt Cobain. Não tardaram a surgir perfis falsos que alegavam ser a pessoa por trás da máscara – ou melhor, da bandeira.
O jornal “Correio Braziliense", entretanto, conseguiu descobrir quem era o novo amuleto da sorte da seleção canarinho: o engenheiro aeroespacial russo Yury Torsky, 34, residente na cidade de Samara. Através de seu perfil na rede social russa VK descobriu-se que o rapaz era solteiro, fã de Star Wars e trabalhava numa estação de pesquisas do local. Torsky, um simples torcedor que fora prestigiar a competição, mal sabia que seria adotado pela torcida tupiniquim.
Não tardou para que brasileiros descobrissem sua identidade e passassem a assediá-lo. Yury entrou na brincadeira e a partir de então foi figura carimbada nos comentários e eventos com a participação brasileira em solo russo; uma marca de cerveja chegou a anunciá-lo na partida seguinte do Brasil contra o selecionado Belga, onde encontrou-se com o também mítico Canarinho Pistola.
Gêneros e Formatos
Não houve um gênero específico que caracterizasse o meme – das tradicionais Image Macros aos perfis fakes a cosplays, de paródias a cartoons, a semana na qual o Feiticeiro do Hexa brilhou foi prolífica na produção memética e na divulgação de notícias pitorescas ligadas ao russo, como no caso da torcedora catarinense que fez uma tatuagem com a imagem que ganhou as redes.