#CalaBocaGalvão

  • Home
  • #CalaBocaGalvão

O meme #CalaBocaGalvão gerou tanta repercussão que ganhou a atenção fora do Brasil e tornou-se uma ótima oportunidade para que os brasileiros zoassem tanto com a cabeça dos estrangeiros, quanto com a imagem do narrador esportivo Galvão Bueno.

Origem

O meme surgiu em 2010, durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo da África do Sul, quando Galvão Bueno não parava de falar durante nenhum minuto, chamando a atenção dos twitteiros brasileiros, que se incomodaram tanto que criaram, sem querer, a hashtag que se popularizou no mundo inteiro, conseguindo permanecer nos Trending Topics durante todo o período do evento, fazendo com que o assunto aparecesse também em diversos jornais e sites do mundo inteiro.

Formato

O fenômeno ganhou tanta popularidade que chamou a atenção de quem não entendia português. Quando essas pessoas tentaram começar a entender o que significava a #CalaBocaGalvão os brasileiros se aproveitaram da situação e começaram a inventar histórias para que a hashtag pudesse ser disseminada inclusive por quem não fazia a menor ideia do seu sentido original.

6whoisgalvao
Uma das versões inventadas pelos brasileiros era de que “Cala Boca, Galvão” era o novo vídeo da cantora de pop Lady Gaga, o que gerou uma série de tweets e notícias de pessoas querendo saber onde sairia a versão oficial do clipe.

Porém, a versão mais famosa e difundida das mentiras criadas pelos brasileiros foi que, na verdade “Cala Boca Galvão” significava em português “Salvem o Galvão”, uma ave ameaçada de extinção nas terras brazucas, a campanha teria sido lançada pelo Instituo Galvão e, de acordo com o vídeo publicado no Youtube em inglês, tais pássaros eram mortos perto da época do carnaval para que suas penas fossem usadas em fantasias e alegando que cada tweet sobre o assunto geraria 10 centavos reais (ou 4 cents) em doação para o Instituto. Foram criados cartazes e protótipos de camisetas para tornar a história mais verídica.

Toda a confusão gerou mais memes divertidos relacionados ao narrador e a popularização da hashtag entre as pessoas que não conheciam seu real significado fez com que ela ficasse entre as primeiras no Trending Topic mundial durante o período da Copa Mundial. Tal manifestação online é a prova de que, muitas vezes, os brasileiros perdem o controle quando o assunto é zoeira, podendo gerar uma comoção mundial para simplesmente mandar o Galvão calar a boca.

Ficha técnica

#CalaBocaGalvão

Criador(a)
Desconhecido
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
2010
Plataforma
Twitter
Formatos
Catchphrase, Hashtag
Mídia
Imagem
Referências
Copa do Mundo 2010

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Dandara Bolada
1 entry
0 comments
Name
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestre e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF (PPGCOM-UFF), pesquisadora associada do coLAB-UFF e membro do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, quando foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, pesquisa de que forma atores políticos de regimes conservadores censuram a produção de humor em plataformas de mídias digitais. Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLWS FLWS
Prev Post

TENSO

Next Post

#CunhaGolpista

Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us