Origem
Desde o início da Era Memeal na internet, em quase todos os anos, aconteceram greves de caminhoneiros no Brasil. A paralisação dos amantes da estrada agita o conflito político dos internautas brasileiros, que também demonstram seus argumentos por meio do humor. E o combustível é sempre o personagem da piada.
Para nós, do #Museu, o mais importante deste evento é sua potência inspirativa para criação de memes sobre os mais variados assuntos. Memes que vão das relações afetivas à publicidade, perpassando pelos políticos e pelas mais variadas situações cotidianas.
Gênero e Formatos
Um dos memes mais difundido na rede é o “vou te levar para jantar em um lugar caro hoje” – onde, no meme, há a foto de um casal em um jantar romântico e, ao fundo, um posto de gasolina. No Twitter do usuário “ali” foram mais de 33.000 compartilhamentos desde o dia 23 de maio de 2018, sendo que o perfil tem apenas 2.238 seguidores.
Outro meme que está circulando bastante nas redes é o de Michel Temer passeando de bicicleta com sua esposa. A legenda que o acompanha é “Temer e Marcela já se adaptaram à nova realidade”. No perfil de Victor Oliveira , já são mais de 500 retuítes desde o dia 24 de maio de 2018.
Discussão
A ironia que perpassa pelas figuras meméticas revela uma discussão pública proporcionada por uma categoria que só é percebida quando está paralisada, mas que afeta a população de forma geral, independentemente de posicionamento político.
A comicidade presente nos memes da greve dos caminhoneiros vai muito além do preço da gasolina ou de uma questão econômica. Há uma reflexão sobre a situação política do país. Por mais engraçados que sejam, o riso destes memes é “um riso de nervoso", pois mesmo em lados políticos contraditórios, todos somos afetados de alguma forma em nosso cotidiano pelo movimento.