Origem
Haddad Gato é uma página do Facebook e do Insagram na qual fotos do ex-prefeito da cidade de São Paulo, que ressaltam sua beleza e sua política, são postadas. Ela foi criada em agosto de 2014, com o nome original de “Haddad Prefeito Gato" e, em menos um mês de publicações, ganhou mais de 8 mil curtidas, com fama alta o suficiente para sair numa matéria da Folha.
Gênero & Formatos
As postagens da página Haddad Gato podem ser classificadas como Image Macro, pois consistem em fotos com legendas brancas sobrepostas a ela. As imagens são utilizadas normalmente para salientar a beleza do prefeito e para admirar suas atitudes políticas. As frases são escritas num tom galanteador, como se Haddad estivesse flertando, muitas vezes combinadas com menções aos seus atos administrativos.
Difusão e Repercussão
Como já dito, a página alcançou fama em um pequeno período de tempo e foi assunto de matérias de jornais, como Folha de São Paulo , e de portais, como no caso da reportagem publicada no R7 A maioria dos usuários que seguia suas publicações estava, segundo o próprio Facebook, entre a faixa etária de 25 e 34 anos.
Apesar de tamanha admiração pelo prefeito gato, a página não deixou de criticar algumas ações questionáveis de Haddad, como se pode observar pelos memes abaixo.
A página sofreu uma suspensão de postagens entre janeiro de 2017 e junho de 2018, apesar de não terem tido a intenção de pará-la. Isto se deve, possivelmente, à derrota de Haddad nas eleições municipais de 2016, na qual o candidato João Dória foi o grande vencedor. Porém, com o regresso do gato por meio de sua candidatura a vice-presidente, a página voltou a atualizar e, até mesmo mudou o nome para “Haddad Gato" por volta de Agosto.Atualmente, “Haddad Gato" tem mais atualizações em sua página do Instagram, mas ainda assim seu Facebook continua na ativa.
[Atualização: No dia 14/08/2020, o #MUSEUdeMEMES realizou uma live com a ativista Gabi Juns, responsável pela página “Haddad Gato". Na live, patrocinada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, conversamos sobre os memes enquanto ferramentas de conscientização política.]