Origem
O prêmio “Brasileiros do Ano 2016", oferecido pela revista IstoÉ, ocorreu em São Paulo, na noite do dia 06/12/2016. A premiação do controverso juiz Sérgio Moro na categoria Justiça e do questionável Michel Temer como o Brasileiro do Ano geraram algum debate na internet, pois ambos encontram-se no centro da turbulenta conjuntura política pela qual passa o Brasil. No entanto, algumas fotos do evento mobilizaram mais a atenção pública do que outras (por exemplo, a do juiz Moro sorrindo e cochichando com o senador Aécio Neves).
Difusão e Repercussão
A delicada conjuntura política pela qual passa o Brasil fez esta fotografia – aparentemente inocente – despertar a atenção dos usuários do Twitter que, ainda na madrugada após a noite do prêmio IstoÉ, criaram o meme tweetando frases indignadas e bem humoradas sobre a imagem.
Acompanhados por paródias de referências bíblicas e até piadas, com ou sem a foto, muitos tweets foram registrados. Logo em seguida, os “image macros" e “exploitables" deste meme se espalharam também pelo Facebook e Instagram.
A hashtag formada com o termo “morécio” (junção de Moro e Aécio) pôde ser detectada no Twitter antes deste episódio, sendo usada pelas mesmas razões, porém sem uma repercussão notável.
Gênero & Formatos
O meme se deu através de “image macros" que sempre ironizam a indevida proximidade entre o juiz e um investigado. Além disso, a foto foi utilizada como “exploitable", sendo editada livremente para assemelhar-se, por exemplo, a famosas cenas de filmes românticos, como “A Dama e o Vagabundo” e “Titanic”. Encontramos também apropriação deste meme através de GIFs e hashtags.
A REAÇÃO DO POVO BRASILEIRO HOJE | "Moro e Aécio" pic.twitter.com/QrpGchg1RE
— Alefe Siqueira (@alefesiqueira) December 7, 2016