Origem
O governo de Michel Temer tem sido marcado por muitas controvérsias. A própria legitimidade de seu mandato chegou a dividir a opinião pública. Em pouco tempo na presidência, estouraram diversas denúncias de corrupção, troca de ministros e saias justas. No fim de dezembro de 2016, veio à tona a lista de compras para o avião presidencial, em um valor de 1,748 milhões de reais. Entre os muitos itens da lista, chamou a atenção o pedido por 120 potes de creme Nutella e 500 unidades de sorvete Häagen-Dazs, marca americana famosa por seu sabor e preço alto. O que mais saltou aos olhos na notícia foi o fato de que a maior crítica de Temer e seus aliados à ex-presidente Dilma é de que, em sua gestão, ela teria gastado mais do que o arrecadado. Além disso, uma despesa tão grande com compras superficiais em um momento de crise econômica no Brasil tornou-se gritante.
Imediatamente, a notícia começou a repercutir na Internet, especialmente no Twitter, dando origem a diversos memes que se popularizaram quase que instantaneamente, algumas horas após a divulgação da notícia, no dia 27 de dezembro de 2016.
Gênero & Formatos
O meme circula em muitas formas e redes sociais. A primeira repercussão se deu no Twitter, com diversos tweets bem humorados que ironizavam o pedido exagerado do presidente e apontavam para a contradição da situação, como a usuária @carolsserafim, que escreveu: “em uma coisa eu concordo com o Temer: Häagen-Dazs melhor sorvete”.
No Facebook, o meme surgiu em forma de imagens, como montagens, ‘metamemes’ ou ‘image macros’, sempre evidenciando a preferência de Temer pelo sorvete.
Gramática e Sintaxe
Embora os memes circulem de diversas formas, eles costumam manter o mesmo tipo de humor, que é ironizar o gosto de Temer pelos sorvetes de marcas, como se essa característica estivesse, para ele, acima dos interesses da Coisa Pública.
Difusão e Repercussão
Os memes se difundiram com tanta rapidez e visibilidade quanto à notícia em si. No Facebook, a maioria deles circulou pela página “Corrupção Brasileira Memes”, que publica conteúdo de humor sobre a política nacional.
Alguns internautas encontraram um tweet antigo de Michel Temer, de quando ele ainda era candidato à vice-presidência, em que este já menciona seu gosto por sorvetes, mas em condições diferentes: “Com tanto calor, não resistimos. E toda a comitiva se refrescou com sorvete no Bar do Zé, tradicional do centro de Campo Grande.”
Obviamente, o tema não foi tratado apenas com humor. Muitos colunistas de política escreveram artigos indignados e as críticas ao presidente vieram de todos os lados. Assim, o governo resolveu cancelar a licitação para a compra de Häagen-Dazs, e foi divulgada uma nota oficial afirmando que Temer, após ficar sabendo da lista, pediu seu cancelamento imediato.