Michel Temer e Häagen-Dazs

  • Home
  • Michel Temer e Häagen-Dazs

Origem

O governo de Michel Temer tem sido marcado por muitas controvérsias. A própria legitimidade de seu mandato chegou a dividir a opinião pública. Em pouco tempo na presidência, estouraram diversas denúncias de corrupção, troca de ministros e saias justas. No fim de dezembro de 2016, veio à tona a lista de compras para o avião presidencial, em um valor de 1,748 milhões de reais. Entre os muitos itens da lista, chamou a atenção o pedido por 120 potes de creme Nutella e 500 unidades de sorvete Häagen-Dazs, marca americana famosa por seu sabor e preço alto. O que mais saltou aos olhos na notícia foi o fato de que a maior crítica de Temer e seus aliados à ex-presidente Dilma é de que, em sua gestão, ela teria gastado mais do que o arrecadado. Além disso, uma despesa tão grande com compras superficiais em um momento de crise econômica no Brasil tornou-se gritante.

Imediatamente, a notícia começou a repercutir na Internet, especialmente no Twitter, dando origem a diversos memes que se popularizaram quase que instantaneamente, algumas horas após a divulgação da notícia, no dia 27 de dezembro de 2016.

Gênero & Formatos

O meme circula em muitas formas e redes sociais. A primeira repercussão se deu no Twitter, com diversos tweets bem humorados que ironizavam o pedido exagerado do presidente e apontavam para a contradição da situação, como a usuária @carolsserafim, que escreveu: “em uma coisa eu concordo com o Temer: Häagen-Dazs melhor sorvete”.

No Facebook, o meme surgiu em forma de imagens, como montagens, ‘metamemes’ ou ‘image macros’, sempre evidenciando a preferência de Temer pelo sorvete.

Gramática e Sintaxe

Embora os memes circulem de diversas formas, eles costumam manter o mesmo tipo de humor, que é ironizar o gosto de Temer pelos sorvetes de marcas, como se essa característica estivesse, para ele, acima dos interesses da Coisa Pública.

Difusão e Repercussão

Os memes se difundiram com tanta rapidez e visibilidade quanto à notícia em si. No Facebook, a maioria deles circulou pela página “Corrupção Brasileira Memes”, que publica conteúdo de humor sobre a política nacional.

Alguns internautas encontraram um tweet antigo de Michel Temer, de quando ele ainda era candidato à vice-presidência, em que este já menciona seu gosto por sorvetes, mas em condições diferentes: “Com tanto calor, não resistimos. E toda a comitiva se refrescou com sorvete no Bar do Zé, tradicional do centro de Campo Grande.”

Obviamente, o tema não foi tratado apenas com humor. Muitos colunistas de política escreveram artigos indignados e as críticas ao presidente vieram de todos os lados. Assim, o governo resolveu cancelar a licitação para a compra de Häagen-Dazs, e foi divulgada uma nota oficial afirmando que Temer, após ficar sabendo da lista, pediu seu cancelamento imediato.

Ficha técnica

Criador(a)
Desconhecido (a)
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
c. 2016
Plataforma
Facebook
Formatos
Image macro, Exploitable, Metameme
Mídia
Imagem
Referências
Lista de compras governo Temer

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Tito Belo Gil
0 entries
0 comments
Name
Tito Guedes
About / Bio
Tito Belo Gil é calouro de Estudos de Mídia e voluntário do #MUSEUdeMEMES. Antes de ir para a faculdade, ele escova os dentes com pó de cúrcuma e no intervalo gosta de lanchar raiz de broto de alfafa-braba, sempre acompanhada de areia com pedaços de borracha. Tito também acredita que você pode estar substituindo sua felicidade por muito estudo e alimentação saudável.
Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us