Origem
Durante o ano de 2016, um anúncio veiculado ao público brasileiro de sites adultos alcançou considerável repercussão na web brasileira ao usar o português lusitano na transmissão de sua mensagem. Ainda que utilizem o mesmo idioma, consideráveis diferenças entre a língua falada no Brasil e em Portugal fizeram com que a expressão de duplo sentido “esmagares a minha rata”, divulgada no anúncio e com teor sexualizado no território luso, fosse considerada pitoresca na internet brasileira, transformando o anúncio em memes divertidos e com efeito oposto à sensualidade pretendida por seus idealizadores.
Difusão e Repercussão
A viralização e divulgação do meme se deu através do compartilhamento não só da propaganda original, mas de suas adaptações, via redes sociais e Whats App; uma publicação do BuzzFeed de 22 de setembro de 2016 noticiou o fato, apresentando algumas paródias da imagem original. A expressão “esmagares a minha rata” alcançou notoriedade em decorrência da divulgação do anúncio e de suas variáveis nas redes.
Gêneros e Formatos
Os memes são montagens e paródias baseadas no anúncio onde uma bela mulher de meia-idade apresenta-se como viúva, solicitando alguém – um potencial consumidor de pornografia – capaz de “esmagar sua rata” (expressão de duplo sentido e conotação sexual, fazendo uso da linguagem lusitana) e/ou apresentando outros protagonistas na peça publicitária, em lugar da modelo inicialmente divulgada, utilizando-se de catchphrases e exploitables (apropriação de frases e sua respectiva modificação, parodiando a versão original).