Bode Gaiato

Origem

Bode Gaiato é uma fanpage criada em 2013 por um pernambucano de Caruaru, o estudante de engenharia elétrica Bruno Melo, cujo conteúdo apresenta situações cotidianas apresentadas de forma bem humorada por um bode nordestino. Com uma pegada aproximada da fanpage cearense “Suricate Seboso", a página apresenta referências à cultura e costumes do povo nordestino, sobretudo o pernambucano, de quem toma emprestadas expressões e formas de linguagem.

Difusão e Repercussão

Criada em janeiro de 2013 no Facebook, a página de forma descompromissada apresentou em sua primeira postagem, com expressões e humor típicos da região, o seguinte diálogo, no qual um dos personagens dizia ao outro: “Quer frescar, fresque, mas não fique frescando não". Somente no primeiro dia, a página alcançou dois mil novos seguidores.

Em menos de três meses, a página já contabilizava um milhão de seguidores, fazendo com Bruno viesse a interromper os estudo para se dedicar exclusivamente à sua criação. O autor cria conteúdos, monitora postagens e responde e-mails. O Bode Gaiato, hoje, conta mais mais de 7,5 milhões de seguidores, que também tem a oportunidade de acompanhar suas aventuras no Twitter, e Instagram, levando seu criador a conquistar os prêmios “PJB 2014 – Prêmio Jovem Brasileiro do Ano" (categoria internet) e “Top PE 2014", destaque do ano (na mesma categoria). Dada a popularidade da personagem, Bruno foi convidado a participar do revezamento da tocha olímpica dos jogos do Rio de Janeiro 2016 em sua cidade natal.

Gêneros e Formatos

Bode Gaiato apropria-se de algumas linguagens meméticas: das tradicionais Image Macros a paródias, contando em diversas imagens pequenas histórias do cotidiano nordestino através da família Gaiato, que conta com outras figuras além do personagem-título, como o patriarca Painho e o jovem Junim. Seu humor, de certa forma, aproxima da fanpage Suricate Seboso, surgida pouco antes; grande parte de suas imagens, entretanto, possuem um formato característico, onde o meme/história se desenvolve com a figura do bode e demais personagens – digitalmente criados como figuras antropomórficas – interagindo em um cenário composto por imagens do espaço sideral, ao fundo.

Ficha técnica

Criador(a)
Bruno Melo
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
c. 2013
Plataforma
Facebook, Instagram, Twitter
Formatos
Image Macro e Exploitable
Mídia
Imagem
Referências

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Rafael Polêmico
0 entries
0 comments
Name
Rafael Polêmico
About / Bio
Um currículo? Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Direito com complementação em Empreendedorismo e Inovação, graduando em Arquivologia, voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES. Uma cor? Azul. Uma atriz? Fernanda Montenegro. Um cantor? Roberto Carlos. Um exemplo? Jesus Cristo. E Ivete. Vida? Deus. Deus? Vida. Vivi ou Gracy? Belo. Uma frase? Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Um museu? De memes. Esse é Rafael Polêmico.
Prev Post

Logo Eu

Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us