Em janeiro de 2014, o #memeclube procurou explorar um novo formato. Em lugar dos eventos presenciais abertos ao público, alunos do curso de graduação em Estudos de Mídia, da Universidade Federal Fluminense, decidiram investir em uma experiência piloto, convertendo a projeção multimídia de memes em um minidocumentário para a web. O resultado desta iniciativa gerou um pequeno vídeo de 11min, distribuído pelo YouTube, e que retomava algumas das discussões iniciais dos eventos organizados pelo grupo. Com foco nos LOLcats, o vídeo-episódio procurou explorar o formato visual dos image macros e sua influência na linguagem dos memes de internet, bem como tratou da relação entre memes e a pesquisa acadêmica. Memes podem se converter em objeto de estudo científico? Estavam lançadas as bases para a futura empreitada do #MUSEUdeMEMES, que viria a ser lançado meses adiante. O vídeo teve coordenação geral do professor Viktor Chagas, e apoio da professora Ariane Holzbach e do bolsista de monitoria/UFF Eduardo Beranger, além de curadoria e roteiro dos bolsistas PROEX Nicollas Fraga e Anthony Ravoni, do bolsista de monitoria/UFF Gabriel Dutra e do bolsista PIBITI/CNPq Luan Dutra. A apresentação é de Nicollas Fraga.
#memeclube em vídeo: episódio LOLcats
Catálogo da exposição
Trilha sonora
Imagens da vernissage