Origem
Em meados de 2021, os memes invertidos surgiram no Twitter e se espalharam pelas demais plataformas sociais com uma premissa muito simples: escolher uma imagem qualquer – seja ela de personagens, figuras públicas ou até mesmo outros memes antigos – e inverter o seu significado através da negativação das cores, implicando, muitas vezes, em uma expressão aterrorizante ao que era retratado. Após a edição, uma legenda era sobreposta à imagem, apontando algo que aquela figura jamais diria/faria/seria, tornando-se, dessa maneira, um Image Macro.
Esse meme pressupõe o conhecimento prévio de determinado personagem midiático e alguns dos seus traços mais marcantes. Por exemplo, no caso do cantor Tim Maia, duas de suas músicas mais famosas, “Ela Partiu” e “Não quero dinheiro (eu só quero amar)”, se transformaram, em sua versão negativa, em defesas do exato oposto: “ela ficou" e “eu quero dinheiro".
Disseminação e Repercussão
A premissa simples e de fácil replicação, acessível a qualquer pessoa que possuísse o mínimo de controle de aplicativos de edição de imagem, permitiu a criação e replicação desse formato rapidamente. Isso possibilitou que o meme fosse compartilhado em grandes grupos no Facebook e no Reddit. Desse modo, milhares de usuários foram inspirados a criar suas próprias versões invertidas de personagens queridos e, obviamente, rivais políticos detestados. Inclusive, alguns políticos profissionais, como Guilherme Boulos, do PSOL, utilizaram o meme em seu perfil oficial para, por meio da ironia, apontar quais são as pautas sociais que ele defende.
Ver essa foto no Instagram
Os memes invertidos se tornaram tão populares que apareceram em alguns veículos de alta circulação midiática, como é o caso do BuzzFeed, Megacurioso e Portal Popline. No entanto, quem parece realmente ter se beneficiado dessa tendência foram os youtubers com seus vídeos de reação. Destaque para o influenciador LubaTV e o canal Diva da Depressão que juntos conseguiram mais de um milhão e duzentas mil visualizações reagindo aos memes desse formato.
Gênero e Formatos
Por se tratar de uma imagem com uma legenda sobreposta, pode-se afirmar que os memes invertidos são classificados como Image Macro. Ao mesmo tempo, uma vez que as imagens passam por um tratamento relacionado à cor, estes memes também podem ser categorizados como Exploitable.