Origem
A Copa do Mundo, sediada no Brasil em 2014, gerou muitas expectativas aos brasileiros, sobretudo, pela oportunidade da Seleção Brasileira ser Hexacampeã em sua terra natal.
Porém, na semifinal contra a Alemanha, o povo brasileiro foi surpreendido com uma goleada de 7 x 1 no Mineirão. Episódio que tornou não apenas a seleção, mas o país um alvo de piadas e ironias, já que era um dos favoritos ao título.
Contudo, como todas as outras desgraças que acontecem no país tropical viram meme, é claro que esse episódio inesquecível também se tornaria.
Gênero e Formatos
O principal formato utilizado nos memes do 7 a 1 é conhecido como Image Macro, quando há uma legenda em cima da foto. As imagens utilizadas acionaram elementos como a intertextualidade, mostrando sujeitos de diferentes áreas, como personagens de novelas, jogadores de futebol, jornalistas e até mesmo a então presidenta Dilma Rousseff.
Para inserir estes sujeitos em diferentes e diversas situações fictícias, também foi comum o formato Exploitable, presente quando o meme parte de uma montagem iconográfica.
Disseminação e Repercussão
Circulando em plataformas como Twitter, Instagram, Facebook, Pinterest e WhatsApp, os memes do 7 a 1 logo incorporaram a lógica do brasileiro rir de si mesmo, aparecendo também em portais e veículos como Terra, R7, Revista Quem, Torcedores, Gazeta do Povo e Revista Galileu.
Mesmo 08 anos depois, esses memes são referenciados até hoje. Em episódios de novas goleadas, por exemplo, o 7 a 1 costuma ser relembrado por meio de diversos memes. Para além do meio esportivo, a situação adquiriu um caráter de episódio marcante, sendo citada, a partir da frase “Todo dia um 7×1 diferente”, para reclamar de problemas diversos e cotidianos.