Oficinas de Linguagem de Memes

A oficina #MUSEUdeMEMES de “Linguagem de Memes” consistiu de um workshop sobre a linguagem dos memes de internet para pessoal interno da Central Globo de Comunicação. Com ênfase na formação de profissionais de comunicação integrada, marketing, publicidade, documentação e criação em geral, a oficina apresentou (1) o conceito de meme e suas aplicações; (2) a linguagem e os diferentes gêneros de memes (image macros, exploitables, look-alikes etc.); (3) as dinâmicas de criação e produção autoral destes conteúdos; (4) as questões concernentes ao direito autoral; (5) a utilização dos memes como peças espontâneas de marketing; (6) o monitoramento de redes sociais para acompanhamento dos fluxos de circulação destas peças e as estratégias de abordagem aos usuários produtores de conteúdo. Além disso, foram também discutidos resultados parciais de pesquisa de integrantes do #MUSEUdeMEMES com memes derivados de conteúdos audiovisuais da televisão aberta e por assinatura.

A oficina contou com oito módulos, sendo três conceituais e cinco aplicados (memes de novelas, memes de reality shows, memes de esportes, memes do jornalismo e metodologia de pesquisa e monitoramento de memes). A atividade foi realizada por meio de parceria tripartite entre a Universidade Federal Fluminense, a Fundação Euclides da Cunha e a Rede Globo, não teve fins lucrativos, e gerou bolsas aos alunos e pesquisadores participantes. Foram três dias de oficina, entre setembro e outubro de 2016.

A oficina foi realizada sob coordenação geral do professor Viktor Chagas, com organização e planejamento didático dos bolsistas PIBIC/CNPq Luiz Filipe Paz, PIBINOVA Daniel Rios, PROEX Dandara Magalhães e Carolina Brandão, e da mestranda (PPGCOM-Uerj) Fernanda Freire, e teve o apoio de Daniela Pereira e Saulo Frauches (TV Globo).

Data de realização
setembro a outubro de 2016
Cursos rápidos, realizados com apoio e parceria da Central Globo de Comunicação
Equipe de curadores(as)
Daniel Rios, Dandara Magalhães, Luiz Filipe Paz, Fernanda Freire, Carolina Brandão, com apoio de Daniela Pereira e Saulo Frauches.

Catálogo da exposição