Origem
O Gato Entrevistado é um meme protagonizado por um felino cujo nome é Tião. Seu irmão, Chico, já era uma figura notória na internet desde 2013, devido a sua página do Facebook “Cansei de Ser Gato”. Lá, as donas dos gatos postam diversas fotos de Chico fantasiado, acompanhadas da frase: “Cansei de ser gato. Agora sou…..”, que variam de acordo com o figurino do bichano.
Apesar de o meme só ter viralizado em meados de 2016, sua foto foi tirada dois anos antes, quando suas donas gravaram uma entrevista para a Band explicando como a página foi criada e como elas trabalham.
Não se sabe ao certo o porquê na demora da viralização do meme, que foi mais utilizado no Facebook e Twitter.
Gênero & Formatos
O Gato Entrevistado é um meme ‘Image Macro’ que, normalmente, é utilizado em companhia de uma frase num tom de indignação (com temática geralmente relacionada a gatos), dando um teor cômico ao meme. Alguns saem desse padrão e aplicam frases que seriam comuns numa situação de entrevista jornalística. Como sua maior repercussão foi no Twitter, a legenda usualmente não está vinculada à imagem, ela é colocada no espaço de texto acompanhada da imagem anexa. No Facebook, utiliza-se de prints do Twitter e de imagens com textos de variadas fontes e tamanhos sobrepostos a ela.
Difusão e Repercussão
O Gato Entrevistado é um meme famoso apenas no Brasil, porém, há algumas postagens isoladas em outros países. Um pequeno número de marcas utilizaram-se deste meme para vender produtos para gatos, como a Cat Design, loja de arranhadores que criou diversas versões dele para divulgar seu negócio. Atualmente, esse meme não é muito utilizado, porém, algumas páginas sobre gatos no Facebook ainda aproveitam deste meme para fazer humor, embora isso ocorra esporadicamente.