Partiu tomar vacina em SP

  • Home
  • Partiu tomar vacina em SP

Origem

No dia 7 de dezembro de 2020, o governador de São Paulo João Dória (PSDB) anunciou um plano de vacinação gratuito contra a Covid-19 de forma independente ao Ministério da Saúde. De acordo com a programação estabelecida, alguns moradores de São Paulo poderiam receber a vacina CoronaVac, produzida pela SinoVac em parceria com o Butantan, a partir do final de janeiro de 2021, obedecendo ainda alguns critérios de prioridade. Estes, por sua vez, foram criados para organizar os períodos de vacinação de maneira a priorizar indivíduos inseridos em grupos de risco, em situação de vulnerabilidade social ou em contato constante com infectados, como trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e idosos.

Entretanto, mesmo que exista uma ordem e critérios prioritários para o recebimento da vacina, uma fala de Dória animou moradores de outros estados do país, que aguardam posicionamentos mais claros do Ministério da Saúde. “Todo e qualquer brasileiro que estiver em São Paulo e pedir a vacina receberá gratuitamente. Não precisará comprovar residência em São Paulo […] Nós fazemos parte do Brasil e aqui vacinaremos todos que precisam ser vacinados”, disse o governador, que recebeu as primeiras 120 mil doses da CoronaVac no dia 19 de novembro.

Nesse contexto, mesmo que a vacina ainda não tenha sido regularizada pela Anvisa, o plano de vacinação de São Paulo e a fala de Dória animaram muitos brasileiros de outros estados, que começaram, por sua vez, a criar e compartilhar memes sobre a possibilidade de visitarem São Paulo. Em meio a isso, também circularam diversos memes entre paulistas, sobretudo de maneira a ironizar uma certa competição com outros estados, como o Rio de Janeiro, reforçando ainda uma suposta superioridade de São Paulo.

Difusão e Repercussão

Os memes sobre a vacinação em São Paulo tomaram as mídias sociais no mesmo dia no qual foi feito o lançamento do referido plano. Circulando principalmente no Twitter, diversos foram os memes compartilhados, o que fez a expressão “PARTIU SP" ocupar os assuntos mais comentados da rede no contexto brasileiro do dia 7 de dezembro. No TikTok também foram vários os vídeos compartilhados, sobretudo aqueles nos quais indivíduos festejavam a possibilidade de serem vacinados. Além disso, os memes viraram notícia ao serem veiculados por sites como UOL, Catraca Live e Diário do Rio.

Gênero e Formatos

Os memes relacionados à vacinação em São Paulo foram diversos e brincaram com diferentes questões, seja adotando gírias ou palavras do léxico paulista para simular o pertencimento ao Estado, seja compartilhando GIFs, vídeos e imagens para ilustrar diversas reações frente ao lançamento do plano de vacinação.

Assim, observamos uma forte presença de memes dos tipos Reaction Face e Reaction GIF, que expressam a reação do interlocutor a algum acontecimento, além de memes nos formatos Image Macro e Exploitable, aqueles que respectivamente apresentam uma imagem com uma legenda sobreposta ou que são criados a partir da sobreposição de ícones e de elementos recortados. Além disso, também circularam em grande escala memes do tipo Catchphrase, que costumam conter bordões, slogans ou sentenças marcantes. Nesse caso, as expressões disseminadas foram “PARTIU SP” e “Partiu tomar vacina em SP”.

Ficha técnica

Criador(a)
Desconhecido (a)
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
c. 2021
Plataforma
Tik Tok, Twitter
Formatos
Catchphrase, Exploitable, Image macro, Reaction
Mídia
Imagem, texto e GIF
Referências
Vacinação contra a Covid-19

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
As 30 Personalidades de Lelê a 80km/h
2 entries
0 comments
Name
Letícia Sabbatini
About / Bio
Lelê a 80km/h já foi aspirante a pedreira, médica, chefe de cozinha e bailarina. Acabou caindo no jornalismo por escolha de suas outras 26 personalidades (viva la democracia!). Mestranda em Comunicação pela UFF e jornalista pela UFRRJ, Letícia se dedica a pesquisar tecnologias com recortes de gênero, mas também é obcecada por Masterchef, filmes da Disney e séries de investigação criminal.
Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us