Menina Fã

Origem

Em fevereiro de 2016, uma influencer da plataforma digital Musica.ly postou uma série de fotos que, posteriormente, virariam um dos memes mais populares do Twitter, Pinterest e Instagram. Conhecida como Arii, a jovem publicou 4 imagens em sua conta no Twitter, @arii, nas quais posava em frente a uma parede bege. Uma destas viralizou e tornou-se um popular meme.

Conhecido como “fangirl meme”, não se sabe exatamente como ou quando essas imagens foram remixadas e utilizadas como meme pela primeira vez, mas existem registros de circulação que datam de 2017.

No Brasil, há ainda uma referência interessante a uma fotografia do cantor Tim Maia. Segundo o perfil do cantor no Twitter, a imagem foi registrada na década de 1970, durante a chamada “fase Racional”, fazendo referência ao período no qual Tim Maia lançou o seu quinto álbum, Racional. Na fotografia, o cantor aparece de modo similar à Arii, em frente a uma parede neutra, exibindo em diversas partes do cenário a imagem de capa do referido álbum. Por conta das semelhanças, alguns indivíduos acreditam que o meme foi originado no Brasil e se popularizou internacionalmente em seguida, mas não há qualquer confirmação desta crença.

Disseminação e Repercussão

Embora não tenha sido noticiado em veículos jornalísticos e sites de entretenimento, o meme circula constantemente desde 2017, sobretudo, no Twitter. No Brasil, o meme “Menina Fã” acaba fazendo parte de diversos acontecimentos, sendo utilizado para expressar um posicionamento de apoio a diferentes sujeitos e produtos midiáticos – como filmes, álbuns e séries.

Gênero e Formatos

O meme “Menina Fã" aparece em formato imagético, contendo sempre montagens iconográficas que inserem diferentes elementos à foto original de Arii. Estes elementos, por seu turno, costumam fazer referência a algum indivíduo, música, série, filme etc, demonstrando ser fã do sujeito ou produto retratado na imagem. Assim, o meme Menina Fã se assemelha à fotografia original de Tim Maia, na qual a imagem de capa do álbum “Racional" consta em diferentes partes do cenário. Devido a tais montagens, este meme constitui um Exploitable.

Ficha técnica

Menina fã

Criador(a)
Desconhecido (a)
País de Origem
Desconhecido (a)
Período de Circulação
desde 2017
Plataforma
Twitter, Instagram e Pinterest
Formatos
Exploitable
Mídia
Imagem
Referências

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
As 30 Personalidades de Lelê a 80km/h
2 entries
0 comments
Name
Letícia Sabbatini
About / Bio
Lelê a 80km/h já foi aspirante a pedreira, médica, chefe de cozinha e bailarina. Acabou caindo no jornalismo por escolha de suas outras 26 personalidades (viva la democracia!). Mestranda em Comunicação pela UFF e jornalista pela UFRRJ, Letícia se dedica a pesquisar tecnologias com recortes de gênero, mas também é obcecada por Masterchef, filmes da Disney e séries de investigação criminal.
Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us