Fiuk morto

Este verbete foi confeccionado pela alunos de Estudos de Mídia (UFF), Caio Soares e Tomás Medina, no escopo da disciplina Redes Colaborativas e Produção Cultural.

Origem

No reality show Big Brother Brasil, transmitido pela Rede Globo desde 2002, a dinâmica consiste em colocar vários participantes dentro de uma casa cenográfica com câmeras ligadas 24 horas por dia. O objetivo do programa é não ser eliminado da casa para conquistar o prêmio final milionário.

Durante a edição de 2021 do BBB, um dos participantes convidados era o ator e cantor Fiuk, também conhecido por ser filho do cantor Fábio Júnior. Após passar dezenas de dias confinado, Fiuk, naturalmente  pálido e magro, passou a exibir uma aparência enferma e debilitada, andando pela casa com cabelos bagunçados e roupas pesadas. Além disso, Fiuk passava grande parte dos seus dias dormindo e se arrastando pela casa. A partir disso, espectadores do BBB começaram a ironizar a situação, dizendo que Fiuk estava, na realidade, morto e continuava a habitar a casa.

Durante a exibição do BBB, até mesmo a produção do programa entrou na brincadeira, simulando que a frequência cardíaca de Fiuk estaria em zero.

Disseminação e Repercussão

Como é comum entre os memes de internet, a popularidade do meme “Fiuk morto" se deu pelo compartilhamento e disseminação em diferentes plataformas online, como Twitter, Instagram, TikTok e Facebook.

Um caso peculiar se deu quando um internauta brasileiro no Twitter enganou usuários internacionais ao compartilhar uma imagem da “condição” de Fiuk com um pedido de socorro e alerta sobre o que estaria supostamente acontecendo dentro da casa do BBB21. O mesmo internauta ainda reforçou a fake news com um relato de que o mesmo caso já havia ocorrido na edição passada do programa.

As repercussões foram similares a de outros memes famosos. Elas envolveram principalmente montagens, piadas ou comentários engraçados relacionados ao meme. Muitas pessoas compartilharam em suas redes sociais, contribuindo para sua popularidade e disseminação. Aliado a isso, como já citado, a própria produção do programa contribuiu para sua disseminação, se aproveitando da piada durante uma das exibições do BBB.

Por outro lado, o meme também gerou controvérsia e críticas. Muitas pessoas consideraram a brincadeira de mau gosto e desrespeitosa, argumentando que a imagem de uma pessoa supostamente morta não é um tema adequado para fazer piadas. Além disso, algumas pessoas expressaram preocupação com a falta de empatia e sensibilidade em relação à saúde mental e ao bem-estar do participante no programa. Essas críticas resultaram em discussões nas redes sociais, com alguns usuários defendendo a liberdade de expressão e o direito de fazer piadas, enquanto outros enfatizavam a importância de considerar o impacto e os limites do humor.

O uso da suposta condição de Fiuk como meme foi noticiada por veículos de notícias como Extra, Uol e IG.

Gênero e Formatos

O meme pode ser classificado como Exploitable, presente quando o meme parte de uma montagem iconográfica. uma vez que a imagem de Fiuk foi submetida a montagens que inserem o artista em situações fictícias.

Ficha técnica

Fiuk Morto

Criador(a)
Desconhecido
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
2021
Plataforma
Twitter, Instagram, WhatsApp, Facebook e TikTok
Formatos
Exploitable
Mídia
Imagem

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
As 30 Personalidades de Lelê a 80km/h
2 entries
0 comments
Name
Letícia Sabbatini
About / Bio
Lelê a 80km/h já foi aspirante a pedreira, médica, chefe de cozinha e bailarina. Acabou caindo no jornalismo por escolha de suas outras 26 personalidades (viva la democracia!). Mestranda em Comunicação pela UFF e jornalista pela UFRRJ, Letícia se dedica a pesquisar tecnologias com recortes de gênero, mas também é obcecada por Masterchef, filmes da Disney e séries de investigação criminal.

Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us