Este verbete foi confeccionado pela alunos de Estudos de Mídia (UFF), Sabrina Dray de Freitas Sant’Anna e Mariana Rocha, no escopo da disciplina Redes Colaborativas e Produção Cultural. Em julho de 2012, acontecia mais uma das edições da feirinha do Largo da Ordem, em Curitiba, no Paraná, onde José, ou, como se tornou conhecido posteriormente, o Menino José, saiu do anonimato para ganhar popularidade nas redes. Entrevistado pela jornalista Karin Gusso, do programa “Boa Tarde Paraná”, o Menino José, com seus sete anos, respondia à jornalista de forma espontânea, sobre sua experiência na feira. No decorrer da conversa, a jornalista questiona José se ele já havia experimentado alguns lanches na feira, e, ao responder que ainda não havia comido, o menino responde de forma direta: “Tô cagado de fome”. Menos de um ano após o ocorrido, o menino é novamente convidado a participar do programa “Boa Tarde, Paraná”. Já com o vídeo tendo se tornado um grande sucesso viral, José é informado, durante o programa, que o corte de sua fala chegou a 1,3 milhão de visualizações, gerando diversas imitações. Esse meme é proveniente de uma entrevista jornalística. Logo após a sua exibição, a reportagem tornou-se muito famosa por conta da forma como o entrevistado de sete anos respondeu às perguntas que a repórter lhe havia feito. Assim, tendo ganhado popularidade, o vídeo foi difundido em grande escala em plataformas como YouTube, Facebook e Twitter. A repercussão foi tão marcante, que em 2019, José (o autor da expressão) foi entrevistado pelo humorista Danilo Gentili no programa “The Noite”, para relembrar alguns memes notáveis do início do século. Inclusive, ainda em 2019, foi criado o jogo “Tô Cagado de Fome”, disponível para aparelhos que utilizam o sistema Android. “É claro! Tô cagado de fome” se tornou um meme com a repercussão do vídeo de José nas mídias sociais. A emblemática frase se tornou um bordão (catchphrase), repetido em contextos diferentes. A partir da popularidade do bordão, a frase foi sendo utilizada de diferentes maneiras, tanto em seu formato completo quanto somente o enfático “É claro!”. Em sua repercussão, o meme inicia seu trajeto como um viral, no compartilhamento do corte da fala de José sem nenhuma alteração. Porém, em certo momento, a fala de José se torna um meme, sendo utilizado principalmente como reaction, muito similar também com image macro, memes com legendas sobrepostas a sua imagem, sendo muitas vezes descontextualizado e contextualizado em novos cenários.
Além disso, pode-se observar que houve uma grande disseminação de paródias e remixes do vídeo. Assim, é possível afirmar que a função desse meme é de discussão pública, pois foi feito puramente para gerar entretenimento.
Origem
Disseminação e Repercussão
Gênero e Formatos