Bela, Recatada e do Lar

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Origem

Bela, recatada e do lar foram os adjetivos utilizados, em 2016, pela revista “Veja” para caracterizar Marcela Temer logo em sua manchete. O texto esbanjava elogios à esposa do atual presidente do Brasil -Michel Temer- , descrevendo-a como uma mulher discreta, boa dona de casa e que utiliza vestidos na altura do joelho.
A matéria enaltece o conceito de “esposa perfeita", exemplo social a ser seguido, sempre um passo atrás do poder masculino. Porém a internet não se calou, usuários das redes sociais encararam a reportagem como machista e repressora, criando memes e a hashtag #belarecatadaedolar com objetivo de ironizar os adjetivos dados pela revista à Marcela. A manifestação online trouxe imagens de todos os gêneros, fazendo o que bem entendessem sem qualquer imposição ou necessidade de “ser recatadx”

Gêneros e Formatos

O meme é utilizado de diferentes maneiras, desde legendas em fotos nas redes sociais, até no formato “Image Macro”, no qual uma imagem é sobreposta de um texto. Porém, a forma mais utilizada foi a hashtag #belarecatadaedolar no twitter e, por isso, pode ser entendido como um “Meme de Ação Popular" (Shifman, 2014), no qual mulheres se uniram para desconstruir o padrão de mulher imposto pelo patriarcado.

Gramática e Sintaxe

Como o objetivo do meme e da hashtag são criticar e ironizar a postura da matéria publicada na “Veja" em relação ao comportamento da mulher, em sua maioria, os memes contêm imagens femininas, demonstrando de forma humorada e empoderada o que é ser “bela, recatada e do lar”, que não é preciso ser do jeito que é objetificado na revista. Mulheres bebendo, mostrando o dedo do meio, comportamentos que são majoritariamente vistos de forma depreciativa, completo oposto do que “deve” ser seguido pelo feminino, são os que mais fazem sucesso, mostrando que não é preciso seguir padrões, tornando-os, assim, uma luta contra as imposições de gênero.

Difusão e Repercussão

A hashtag #belarecatadaedolar se difundiu pelo twitter e, ao entrar para os trending topics do Brasil, fez o meme tornar-se famoso. Foram criadas páginas no facebook intituladas “Bela, Recatada e do Lar” para postar memes feministas. Assim, os adjetivos não saíram da boca do povo e da mídia. Foi utilizado como conteúdo de Social Media para empresas como Rock In Rio e Porta dos Fundos e, também, para divulgação da série “How to Get Away With Murder”, por apresentar a protagonista “Annalise”, uma mulher poderosa.

Ficha técnica

Criador(a)
Desconhecido (a)
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
c. 2016
Plataforma
Facebook, Instagram, Tumblr, Twitter, YouTube
Formatos
Ação popular, Hashtag, Image macro
Mídia
Imagem e texto
Referências
Matéria da Revista Veja

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Matheus Bahls
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Matheus Bahls
About / Bio
Calouro de Estudos de Mídia/UFF (ai que tudooo), sou muito letrado e estudioso sim, e se me perguntar o que é Operação Lava Jato eu te respondo que tem que lavar todos os carros do Brasil! Sofrimento pra mim é câncer e maratonar série dramática de madrugada sozinho e no frio, comendo brigadeiro. Meu sonho de princesa é um país melhor, e depois ser roteirista. Cê quer ser Matheus Bahls? Então vai estudar!
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