Origem
Em abril de 2021, a cantora Anitta lançou um novo sucesso: Girl from Rio. Com participação do rapper estadunidense DaBaby, a faixa mistura a melodia de “Garota de Ipanema” às batidas remixadas do hip hop. O vídeo, que contou com diversas cenas gravadas no Piscinão de Ramos, mistura referências à história do Rio de Janeiro, contando com cenas que remontam aos anos 1960 e 1970 – e outras que fazem alusão ao momento atual.
Já em março de 2021, antes do lançamento oficial do single, o marketing em torno da música começou. Anitta passou a publicar, em sua conta no Instagram, fotos históricas da cidade do Rio de Janeiro em preto e branco, contemplando desde imagens de mulheres anônimas na década de 1960 até registros da gravação de “Garota de Ipanema”. Todas essas fotografias faziam parte da identidade visual do clipe, de autoria de Giovanni Bianco, profissional que já atuou com Madonna, Vogue e Dolce & Gabbana.
A imagem de capa do single, no entanto, chamou mais atenção: na areia da praia, em frente a um ônibus cujo letreiro anuncia “Girl from Rio”, Anitta posa em cima de uma cadeira de plástico. A fotografia logo viralizou, sendo remixada em diversos memes.
Ver essa foto no Instagram
Gêneros e Formatos
Embora diversos, os memes do ônibus de Girl from Rio são muito similares, pois todos apresentam montagens iconográficas com a referida imagem, tratando-se, portanto, de Exploitables. Assim, os memes brincam com a ideia de que não seria Anitta na frente do ônibus, mas outras personalidades, em contextos diversos, com objetivos variados: de Gil do Vigor à Mariah Carey; fazendo brincadeiras e protestos políticos; relembrando cenas clássicas da televisão brasileira ou integrando o marketing de redes de varejo. Todos foram parar na frente do ônibus de Girl from Rio.
Disseminação e Repercussão
Circulando amplamente pelo Instagram e pelo Twitter, os memes também foram parar em veículos jornalísticos e de entretenimento: O Globo, Folha de São Paulo, Revista Marie Claire, Portal Popline, IG, Veja, dentre outros.
Além disso, o meme foi apropriado por grandes empresas, que brincaram com a ideia de inserir seus respectivos mascotes em frente ao ônibus de Girl from Rio. Lu, do Magalu, e o Pinguim, do Ponto Frio, são alguns exemplos. A rede Globo também divulgou memes inserindo algumas apresentadoras de sua grade em frente ao ônibus, como Fátima Bernardes e Ana Maria Braga. Nem o biscoito Globo e a coxinha do Posto Ipiranga ficaram de fora, ambos os memes divulgados pelas respectivas empresas responsáveis. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também aproveitou o momento para divulgar imagens da urna eletrônica posando tal qual Anitta em frente ao ônibus. Figuras políticas, como Eduardo Suplicy, Randolfe Rodrigues e Eduardo Paes, também deram suas contribuições.
NÃO RESISTI! 💁🏻♀️ Precisava da versão da #AnittaGirlFromRio! Ah, deixei um spoiler na imagem, viu? 👀 Entendedores entenderão! rs pic.twitter.com/gmSuV9XRNL
— Lu do Magalu 💙 (@magalu) April 29, 2021
Enquanto tem boneca 3D ainda chegando aqui, o Pin tá no Rio desde 1946. Carioca de verdade 😘🐧 #PinFromRio pic.twitter.com/kONbEuquZY
— Pin 🐧 (@pontofrio) April 30, 2021
É ela! É a nossa Girl From São Joaquim da Barra ✨
GIRL FROM RIO#MaisVocê #GirlFromRio pic.twitter.com/Q55ElIC7hv
— TV Globo 📺 (@tvglobo) April 29, 2021
#Encontro: Acharam que Fatinha ia ficar de fora? ✨ @fbbreal
Diretamente do Méier, nossa #GirlFromRio pic.twitter.com/cbetmlTDpm
— TV Globo 📺 (@tvglobo) April 29, 2021
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Por uma Renda Básica de Cidadania Universal pic.twitter.com/fx10aCvAaj
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) April 28, 2021
E vamo de vacina pra todo o povo brasileiro? #VacinaJA #VacinaParaTodos pic.twitter.com/MFtzGItmhQ
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) April 28, 2021