Origem
Muitos acreditam que a história é linear, outros, afirmam que é cíclica, e ainda há os que dizem que ela é uma combinação dos dois últimos casos. O fato é que os memes retornam e, dessa vez, testemunhamos a volta do bordão “levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai". No dia 10/03/2018, Jéssica -uma participante do Big Brother Brasil 18- reviveu a frase motivacional ao dar conselhos para outra participante do reality show. A sister disse que costuma repetir a tal máxima quando está passando por momentos difíceis e, rapidamente, virou alvo de memes nas redes sociais.
A realidade é que se Jéssica tivesse dado esse conselho em 2012, seria algo super normal. Mas, pela forma como a frase foi introduzida (com um certo tom de dramaticidade e suspense), os internautas esperavam ao menos um conselho filosófico melhor elaborado. Após o incidente, Jéssica foi taxada como a mais nova pensadora contemporânea. Naquela situação, a participante disse: “Quando eu estou muito triste e passando por uma situação difícil, que nem na saída do Lucas, eu repito essa frase, que me faz muito bem e me deixa mais forte: ‘levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai'". Não satisfeita, completou: “porque nós somos princesas, rainhas, guerreiras… Só pelo fato de a gente ser mulher”. Na manhã da segunda-feira, dia 12/03, a frase veio à tona mais uma vez, tornando-se uma mensagem motivacional para iniciar a semana de cabeça erguida, pois caso contrário, você já sabe… Tá arriscado da coroa cair.
Gênero e formatos
O meme é considerado um “catchphrase", pois geralmente a frase que deu origem ao meme é preservada – ou seja, “Levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai", que raramente sofre algumas adaptações nas palavras “princesa" e “coroa". Por ser um bordão de um conselho em um momento específico, é mais difícil encontrar vídeos ou GIFs com o meme.
Difusão e Repercussão
Com a grande audiência do reality show, não demorou muito para surgirem os primeiros memes no Twitter. Os diversos fã-clubes dos participantes do programa foram fundamentais para a propagação da “catchphrase". O meme também repercutiu em diferentes mídias sociais, como o Instagram e o WhatsApp. Vale ressaltar que ele ainda observou grande repercussão offline, viralizando na boca do povo e tornando-se o mais novo clichê motivacional.