Origem
No dia 16 de novembro de 2010, foi criado o SAC Twitter – uma conta no próprio microblog com o intuito de parodiar o sistema de telemarketing. A persona que comanda a conta consiste em um atendente de telemarketing no seu dia-a-dia; ela tuíta comentários sobre os outros funcionários do setor, dicas de como usar a rede social e, principalmente, respostas às dúvidas que os seguidores enviam.
Gênero e Formatos
O meme é totalmente baseado nas frases famosas dos atendentes de telemarketing, principalmente, brasileiros. Diversas “catchphrases" são construídas para o desenvolvimento do humor da página, entre elas: a construção de frase no padrão “estaremos” + “verbo no gerúndio”, como “estaremos trabalhando”, por exemplo; repetição do “como podemos ajudá-lo”; e, mais recentemente (por volta de Novembro de 2014), a utilização repetida do vocativo “senhor(a)”.
Difusão e Repercussão
Apesar de ter um alcance razoável nos primeiros meses da página – com uma média de 20 a 70 tweets – foi só um ano mais tarde, em novembro de 2011, que a página teve seu post mais famoso.
alguns usuários pensam que pode usar e abusar poque pensa nossa estou na internet vou usar e abusar porém há regras
— SAC Twiter (@sactwiter) November 23, 2011
Com mais de 20 mil retweets, foi nesse momento que a página ganhou mais visibilidade. Hoje em dia, ela já conta com 26,8 mil seguidores, tendo em seus melhores tweets centenas de interações.
É interessante notar que eventos externos influenciaram a página positivamente. Após o vídeo Judith, em 2013, e a difusão do meme “Senhora?“, a conta se apropriou de certos termos usados, além de ter havido pico nas procuras no Google.
Devido à sua fama, o SAC Twitter serviu de inspiração para outras páginas da rede, como o SAC Series, SAC Crush, SAC Signos da Bad etc, que utilizam do mesmo formato para falar de assuntos específicos que não o Twitter. O mais famoso desses citados, o SAC Series, adquiriu mais de 10 mil seguidores em seus meses de existência.