Eleições dos Memes: política e zoeira no mesmo palanque
“Eleições dos Memes” foi uma exposição realizada em 2014, na ocasião das eleições presidenciais, e teve como principal debate uma tentativa de compreender os usos e efeitos dos memes no contexto político-eleitoral. Baseada na discussão de pesquisadores internacionais como Limor Shifman e Geniesa Tay, a apresentação trouxe à tona uma tentativa de classificação dos conteúdos que circulam na internet, entre memes persuasivos, de ação popular e de discussão pública. Além disso, foram comentados e discutidos memes políticos anteriores à própria internet. Afinal, os memes podem ser indício de participação popular na política?
O #memeclube assumiu, pela primeira vez, o caráter de uma exposição física, materializada em uma experiência cenográfica com propostas de interação com o público, que podia ser fotografado junto aos elementos que compunham o cenário. O evento resultou de um conjunto de reflexões que vinham sendo tomadas no âmbito do grupo de pesquisa coLAB (Laboratório de Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração) e em meio ao projeto de pesquisa “A política dos memes e os memes da política”.
O debate foi realizado pelo bolsista PIBIC/CNPq Daniel Rios e pela bolsista PROEX Dandara Magalhães, com apoio ainda do bolsista PROEX Janderson Santa Clara, do bolsista PIBITI/CNPq Luan Dutra e do voluntário Nicollas Fraga. A première ocorreu no calor das eleições, em 23 de outubro de 2014.