Femimemes: rindo na cara do patriarcado

  • Home
  • Femimemes: rindo na cara do patriarcado

Femimemes: rindo na cara do patriarcado

“Femimemes” foi uma exposição realizada pelo #MUSEUdeMEMES em 2017, abordando diferentes gêneros de memes feministas. O roteiro da exposição mapeou dezenas de campanhas, ações coletivas e reações populares desencadeadas a partir de experiências de misoginia e assédio, com a formação de redes de solidariedade e respostas provocativas e afirmativas.

A pesquisa contou com o levantamento de inúmeros casos já abordados pelos pesquisadores do #MUSEUdeMEMES, como as campanhas #PrimeiroAssédio e #MeuAmigoSecreto ou a ação coletiva #BelaRecatadaEDoLar, que teve lugar após uma reportagem da Revista Veja com o perfil da então esposa do vice-presidente Michel Temer, Marcela Temer. Ancorada em leituras da teoria do reconhecimento e da teoria feminista, especialmente a partir de pesquisadores como Axel Honneth e Lisbet Van Zoneen, o #memeclube “Femimemes” obteve recorde de público, com mais de uma centena de visitantes, no intervalo de três horas de duração da apresentação.

A exposição, inaugurada em 30 de maio de 2017, foi capitaneada pela mestranda (PPGCOM-UFF) Ana Beatriz Brêtas, pela doutoranda (PPGCOM-UFF) Lua Inocêncio, e pela voluntária Dandara Magalhães, e teve o apoio do mestrando (PPGCOM-UFF) Daniel Rios, do bolsista PIBINOVA Luiz Filipe Paz, do bolsista PIBIC/CNPq Rodrigo Firmino, e das voluntárias Carolina Brandão, Fernanda Freire, e Tassiana Benamor.

Ficha técnica

Femimemes

Data de realização
maio de 2017
Local
Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Bloco A, sala 405
Equipe de curadores(as)
Ana Beatriz Brêtas, Dandara Magalhães, Lua Inocêncio, com apoio de Daniel Rios, Luiz Filipe Paz, Rodrigo Firmino, Carolina Brandão, Fernanda Freire, e Tassiana Benamor.

Catálogo da exposição

Trilha sonora

Imagens da vernissage

Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us