Olimpíadas dos memes: é tetra ou treta?

  • Home
  • Olimpíadas dos memes: é tetra ou treta?

Olimpíadas dos memes: é tetra ou treta?

“Olimpíadas dos memes” foi uma exposição realizada pelo #MUSEUdeMEMES em 2016, no contexto dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O debate enfatizou o longo histórico de relações entre a cultura dos memes e os esportes, remontando, no Brasil, especialmente aos preparativos para a Copa do Mundo 2014, com manifestações contra a corrupção na FIFA e sátiras ao vexame do escrete brasileiro na partida contra a Alemanha, o fatídico 7 a 1.

A exposição fez ainda um apanhado dos memes sobre o universo esportivo, das piadas entre os torcedores nas derrotas dos times rivais à rivalidade entre as próprias modalidades, como é caso dos memes sobre basquete e futebol americano, nos Estados Unidos. A experiência foi convertida, mais adiante, na primeira exposição temporária organizada pelo #MUSEUdeMEMES, em parceria com a Casa de Rui e a Fundação Getulio Vargas.

“Olimpíadas dos memes” foi realizada no dia 7 de julho de 2016, com coordenação geral do professor Viktor Chagas, e curadoria da bolsista PROEX Dandara Magalhães, do bolsista PIBITI/CNPq Daniel Rios, do bolsista PIBIC/CNPq Luiz Filipe Paz, e apoio da bolsista PROEX Carolina Brandão, e das voluntárias Ana Clara Pinheiro, Júlia Freiman, e Thays Pereira.

Ficha técnica

Olimpíadas dos memes

Data de realização
julho de 2016
Local
Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Bloco A, sala 305
Equipe de curadores(as)
Dandara Magalhães, Daniel Rios, Janderson Santa Clara, e Viktor Chagas, com apoio de Carolina Brandão, Ana Clara Pinheiro, Júlia Freiman e Thays Pereira.

Catálogo da exposição

Imagens da vernissage

Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us