Origem
No dia 16 de novembro de 2015, foi filmada uma briga entre duas adolescentes (no que parecia ser a saída das aulas do seu colégio), mais tarde, foi descoberto que o motivo da briga entre as duas havia sido ciúmes – uma das meninas havia visto a amiga conversando com seu namorado. Ao final do confronto, uma das meninas estava no chão, enquanto a outra desferia golpes até, aparentemente, se cansar e ir embora. Quando a “agressora” se afasta, a menina que momentos antes estivera caída se levanta e, numa pose um tanto quanto heroica, exclama a frase:
“- Já acabou, Jéssica?“
Já acabou Jessica? pic.twitter.com/FFkXWPkhm2
— Irmã Zuleide (@Irma_Zuleide) November 16, 2015
Essas três palavras, somadas ao semblante da jovem, foram suficientes para levar os estudantes ao redor à loucura – diversos adolescentes gritando em um frenesi de emoções. Apesar de Jéssica ter, de uma maneira literal, saído vitoriosa na briga, foi sua oponente quem acabou conquistando respeito e glória – além de ser responsável por um meme que tomou a internet da noite para o dia.
Gênero & Formatos
O meme consiste em apropriações da situação ocorrida de diversas maneiras, podendo vir na forma de utilização da imagem da dona do bordão como protagonista de uma história de superação – em um dos memes, por exemplo, a menina foi caracterizada como o personagem Seiya, do anime Cavaleiros do Zodíaco, que sempre “apanhava” dos vilões antes de se recuperar e virar o jogo.
Outra forma em que o meme pode aparecer consiste na utilização da “catchphrase” – já que fala de outras pessoas – em um estilo semelhante ao da “image macro”. No entanto, em vez de estar escrito nos padrões de memes típicos do “image macro”, a catchphrase é escrita em amarelo – como se fosse a legenda de um filme.
Além dos memes em formato de imagens, também há paródias e montagens em vídeo da, agora icônica, frase.
Difusão e Repercussão
(•_•) <) )╯já / (•_•) ( (> acabou / (•_•) <) )╯JÉSSICA?????????? /
— Dólar (@DolarNoBrasil) November 16, 2015
Já nas primeiras horas de difusão do meme, foram criadas algumas páginas no Facebook com o intuito de divulgar diversas utilizações do mesmo; a maior delas, possui milhares de curtidas. O vídeo original do YouTube possui mais de 100 mil visualizações, e o termo “Jessica” invadiu os Trending Topics mundiais.
O meme chegou, inclusive, a ser apropriado por veículos oficiais, como, por exemplo, o perfil do Canal Sony no Twitter:
Essa cena com essa música está nos matando. Já acabou, Jéssica? ? #EuS2GreysAnatomy
— Canal Sony Brasil (@canalsony) November 16, 2015
Além disto, também é possível traçar uma ponte entre o sucesso do meme e o lançamento da nova série original da Netflix, Jessica Jones (que contou com estreia mundial no dia 20/11/2015); sendo eles relacionados com frequência nas redes sociais. Inclusive, a própria Netflix veiculou uma postagem em suas redes fazendo alusão ao meme.
(Clique na imagem para conferir a postagem original)
Janice aproveitou o caso para iniciar uma discussão sobre violência em seu Facebook. O tema foi bastante debatido na rede – a polícia militar de MG utilizou o ocorrido como exemplo do que não fazer, utilizando o meme para a conscientização da população.