Origem
“Hoje é sexta, dia de maldade”, disse o funkeiro Jessé Fiuza da Silva, em um áudio que circula pelo menos desde 2016. No áudio, Jessé fala “Bom dia, grupo! Vamo acordar! Cadê o grupo nessa porra? Hoje é dia de cheirar farinha, fumar maconha, baforar lança […] ficar louco. Hoje é dia de maldade, sexta-feira”.
O conteúdo logo viralizou, sobretudo pela intensidade das sugestões de Jessé, que chega a afirmar que “hoje é dia de beber gasolina”, dentre outros conselhos um tanto quanto inapropriados.
Disseminação e Repercussão
A repercussão do áudio foi grande. Hoje, Jessé é conhecido como MC Dia de Maldade, tamanha a circulação do conteúdo, que se tornou viral e passou a ser reapropriado de formas diversas. Ainda em 2016, por exemplo, a Itaipava entrou na onda deste meme, lançando um comercial baseado na frase “Hoje é dia de verão”. No mesmo ano, em uma edição do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, o então apresentador Thiago Leifert, brincou “hoje é dia de maldade sim”. O meme também foi parar em camisetas, canecas e títulos de música. Circulando ate hoje, em plataformas como TikTok e YouTube, o meme segue sendo utilizado para indicar que, sendo sexta-feira ou não, hoje é dia de maldade.
Por meio da hashtag #HojeéDiaDeMaldade, também foi iniciado um movimento de ação popular, na qual as pessoas listavam ações (quase sempre) cotidianas para serem feitas no dito “Dia da maldade". “Colocar feijão no pote de sorvete", “programar sem fazer backup", “assaltar a carteira do irmão para comprar cachaça" e “deixar a toalha molhada em cima da cama" foram algumas das ações “maldosas" listadas por diferentes perfis.
Gênero e Formatos
Por se tratar de um tipo de bordão, uma frase repetida reiteradas vezes, é possível classificar este meme como um catchphrase. Em alguns casos, o meme é acionado junto a imagens com legendas sobrepostas (Image Macro) ou compõe ainda montagens iconográficas (Exploitable).