Origem
Há 31 anos atrás, em 1990, foi ao ar a primeira campanha com o jingle “Já é Natal na Leader Magazine”, uma criação do publicitário Lula Vieira para a marca varejista. Desde então, não houve nenhum ano em que anúncio não fosse veiculado.
O comercial recebe atualizações anuais, enquanto o jingle, apesar de levemente modificado, manteve a unidade entre as campanhas. Já interpretaram a música natalina Alcione, Ivete Sangalo, Roupa Nova, Chay Suede e muitos outros. O jingle costuma ser exibido em conjunto com uma narração – já entoada por personalidades como Malu Mader e Giovanna Antonelli – que chama o público para a ação e/ou reforça a mensagem da marca.
Disseminação e Repercussão
A antecipação do período natalino, aliada a insistência da marca na campanha e à consistência do jingle foi recompensada e hoje muitos brasileiros associam a exibição do comercial aos meses finais do ano e, é claro, ao Natal. São comuns os comentários “só é Natal quando já é Natal na Leader” – que a marca, inclusive, exploraria na campanha de 2011 – e “não acredito que o ano já passou e já é Natal na Leader”, memeficando a própria campanha.
O jingle compõe um universo de campanhas e eventos tradicionais que marcam a época de fim de ano, como os shows de fim de ano do Roberto Carlos, a piada do “tio do pavê”, as retrospectivas, o jingle global “a festa é sua” e as campanhas de Natal da Coca-Cola e dos Supermercados Guanabara.
Entretanto, mesmo em meio a tantas marcas “disputando", a Leader Magazine conquistou o espaço de anunciadora do período natalino. A marca, repetidas vezes, antecipou o Natal para meados de outubro. Porém, quando a Coca-Cola, em 2019, veiculou sua campanha antes da varejista, os internautas reagiram, criticando o absurdo da marca de refrigerantes que “queimou a largada”, saindo em defesa da Leader e sugerindo que a mesma não deveria “deixar barato”. Apesar das incitações, ambas as marcas colocaram “panos quentes” e responderam com mensagens conciliadoras.
Em 2022, a Leader brincou com sua posição de destaque ao exibir no 1º de abril o jingle natalino, junto com a mensagem de que o Natal era mentira, mas não as promoções, o que pegou muitos internautas de surpresa.
Na internet, há picos de utilização do meme durante a exibição das campanhas, apesar dos usuários também compartilharem mensagens fora de época como “o ano passou tão rápido que daqui a pouco já é Natal na Leader”.
Em blogs e sites, o meme é muito utilizado por produtores de conteúdo para criar um momento de descontração na leitura dos textos. No Twitter, o bordão é dito de maneira a comentar a campanha ou a rápida passagem do tempo. No Instagram, no Facebook e no Tik Tok, o meme costuma ser compartilhado junto a uma foto de decoração ou comida típica natalina com os dizeres “já é Natal na Leader (e aqui em casa também)”. Nas quatro redes anteriores, o meme também aparece através das hashtags #JáÉNatalNaLeader e #JáÉNatalNaLeaderMagazine.
Gênero e Formatos
O meme aparece quase que exclusivamente no formato catchphrase – assim como os memes “Tchutchuca do Centrão”, “O Brasil tá lascado” e “Celacanto provoca maremoto” – como um slogan que é repetido de maneira a comentar preocupações ou felicidades com a época natalina. Por vezes, é acompanhado de outro meme, sendo este em reação ao meme natalino e, portanto, à chegada do Natal. Também pode ser acompanhado de uma foto ou um vídeo que exibe uma situação típica desta época do ano.