Ô Malafaia, vai procurar uma *#%@

• Ô Malafaia, vai procurar uma *#%@

Origem e difusão

Na manhã do dia 19 de junho de 2015, durante o seu programa ao vivo na rádio Band News, Ricardo Boechat respondeu a um tweet do pastor Silas Malafaia e causou um grande rebu nas redes sociais. Ao dizer que “no âmbito de igrejas neopentecostais é que estão acontecendo os atos de intolerância religiosa", o jornalista irritou Malafaia a ponto de o pastor “xingar muito no Twitter".

Em um de seus tweets, Malafaia disse textualmente:

“Avisa ao jornalista Boechat, que está falando asneira, dizendo que pastores incitam os fiéis a praticarem a intolerância. Verdadeiro idiota."

Como o programa era ao vivo, Boechat não perdeu a oportunidade de fazer uma tréplica. Ele começou seu discurso lendo o referido tweet e, a partir daí, destilou adjetivos e substantivos impronunciáveis ‐ a primeira frase dita pelo jornalista foi para Silas procurar uma r*la.

Não foi novidade nenhuma quando o áudio viralizou ‐ atingindo quase 4 milhões de visualizações no YouTube em menos de três dias ‐ e virou meme. O Twitter e o Facebook explodiram com comentários sobre o ocorrido, montagens e frases que se referiam ao pastor, ao jornalista e ao termo.

Os memes deste caso se desdobraram em diversos tipos, mas o mais comum é quando os internautas pegam imagens do Malafaia e escrevem frases como se fossem sua resposta, como se ele quisesse ou tivesse encontrado uma r*la.

Discussão pública sobre o meme

O uso da frase dita por Boechat relacionada a esse meme causou polêmica e foi tópico de debates por principalmente dois motivos:

Uma parcela de críticos chamou atenção para o argumento de que o pastor precisa de um pênis remete à ideia de que homofóbicos são gays não-assumidos, logo, a homofobia seria supostamente uma invenção dos próprios homossexuais.

Outra crítica recebida pelo jornalista diz respeito ao suposto falocentrismo que norteia o seu discurso ‐ quando diz que Malafaia precisa procurar um pênis, por exemplo, estaria implícito que o órgão reprodutor é uma solução para problemas pessoais de qualquer espécie, e que o mundo gira ao seu redor.

É interessante quando uma fala polêmica e, nesse caso, um meme, torna-se discussão séria nas redes sociais. A partir desses debates que a importância de um meme fica em evidência; afinal seriam os memes apenas para nos fazer rir? Ou também para  falar de assuntos importantes e desconstruir velhos termos problemáticos e carregados de homofobia e falocentrismo?

Ô Malafaia, vai procurar uma *#%@ – Memes, homofobia e falocentrismo

Criador(a)
Desconhecido
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
Plataforma
Twitter, Facebook
Formatos
Catchphrase, Image macro, Meme autoral
Mídia
Imagem

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Caio Está Desmaiado
0 entries
Caio Melo
About / Bio
Aluno da graduação em Estudos de Mídia/UFF e voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES, Caio Está Desmaiado. E desde então nós tentamos acordar ele para poder conhecer o menino melhor. AFF!

About Us

Get Consultation