Origem
Durante protestos que marcaram o Brasil no ano de 2013 – conhecidos também como “Manifestações dos 20 Centavos” ou “Manifestações de Junho” – surgiram os primeiros discursos contra a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol, a realizar-se no país no ano seguinte, os quais, segundo os movimentos coletivos, denunciavam o que consideravam inversão de prioridades de investimentos do governo e violações de direitos humanos.
Preocupado com as mobilizações nas redes sociais e com a possibilidade das manifestações ofuscarem a Copa no Brasil em ano de eleições, afetando a popularidade da presidente Dilma Rousseff, no domingo 12 de janeiro de 2014 – quase duas semanas antes do primeiro grande ato organizado contra a Copa do Mundo de Futebol no período -, o Partido dos Trabalhadores criou um post em sua página oficial no Facebook, com os seguintes dizeres: “Tá combinado. Uma boa semana para todos que torcem pelo Brasil". Junto às frases, a hashtag #VaiterCopa, acompanhando uma fotografia. A página oficial da presidente da república endossou o tom, utilizando a mesma hashtag: “LÍQUIDO E CERTO. Uma boa semana para todos que torcem pelo Brasil".
Difusão e Repercussão
Movimentos sociais que ganharam notoriedade a partir das manifestações de junho reuniram-se e foram às ruas para denunciar seu ponto de vista acerca do investimento exagerado no evento esportivo. Convocaram simpatizantes através das redes sociais sob o lema “Se não tiver direitos, não vai ter Copa” – cuja hashtag #NaoVaiTerCopa, em oposição ao movimento iniciado pelo governo federal.
Por sua vez, com a proximidade do evento – cujo carisma em escala global é reconhecido internacionalmente – a tensão entre os defensores e detratores da Copa do Mundo FIFA de Futebol assumiu contornos dramáticos, como se fosse, ela mesma, uma partida do nobre esporte bretão.
Gênero e Formatos
Inicialmente, uma fotografia, em formato de imagem macro, contendo uma hashtag (#VaiTerCopa) ganhou um público e um time. A partir de sua defesa surgiram variações dos tradicionais memes em Image Macro com mensagens em fonte impact, na cor branca com margem negra; além, a frase de impacto ganhou a rede (Twitter, Facebook, Instagram…), e, por fim, os advogados do evento a compartilharam nas diversas redes para justificar a presença do evento no país.