#VaiTerCopa

Origem

Durante protestos que marcaram o Brasil no ano de 2013 – conhecidos também como “Manifestações dos 20 Centavos” ou “Manifestações de Junho” – surgiram os primeiros discursos contra a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol, a realizar-se no país no ano seguinte, os quais, segundo os movimentos coletivos, denunciavam o que consideravam inversão de prioridades de investimentos do governo e violações de direitos humanos.

Preocupado com as mobilizações nas redes sociais e com a possibilidade das manifestações ofuscarem a Copa no Brasil em ano de eleições, afetando a popularidade da presidente Dilma Rousseff, no domingo 12 de janeiro de 2014 – quase duas semanas antes do primeiro grande ato organizado contra a Copa do Mundo de Futebol no período -, o Partido dos Trabalhadores criou um post em sua página oficial no Facebook, com os seguintes dizeres: “Tá combinado. Uma boa semana para todos que torcem pelo Brasil". Junto às frases, a hashtag #VaiterCopa, acompanhando uma fotografia. A página oficial da presidente da república endossou o tom, utilizando a mesma hashtag: “LÍQUIDO E CERTO. Uma boa semana para todos que torcem pelo Brasil".

Difusão e Repercussão

Movimentos sociais que ganharam notoriedade a partir das manifestações de junho reuniram-se e foram às ruas para denunciar seu ponto de vista acerca do investimento exagerado no evento esportivo. Convocaram simpatizantes através das redes sociais sob o lema “Se não tiver direitos, não vai ter Copa” – cuja hashtag #NaoVaiTerCopa, em oposição ao movimento iniciado pelo governo federal.

Por sua vez, com a proximidade do evento – cujo carisma em escala global é reconhecido internacionalmente – a tensão entre os defensores e detratores da Copa do Mundo FIFA de Futebol assumiu contornos dramáticos, como se fosse, ela mesma, uma partida do nobre esporte bretão.

Gênero e Formatos

Inicialmente, uma fotografia, em formato de imagem macro, contendo uma hashtag (#VaiTerCopa) ganhou um público e um time. A partir de sua defesa surgiram variações dos tradicionais memes em Image Macro com mensagens em fonte impact, na cor branca com margem negra; além, a frase de impacto ganhou a rede (Twitter, Facebook, Instagram…), e, por fim, os advogados do evento a compartilharam nas diversas redes para justificar a presença do evento no país.

Ficha técnica

Diferentona

Criador(a)
Desconhecido
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
Desde de 2013
Plataforma
Twitter, Facebook, Instagram
Formatos
Image Macro, Hashtag
Mídia
Texto
Referências

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Rafael Polêmico
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Rafael Polêmico
About / Bio
Um currículo? Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Direito com complementação em Empreendedorismo e Inovação, graduando em Arquivologia, voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES. Uma cor? Azul. Uma atriz? Fernanda Montenegro. Um cantor? Roberto Carlos. Um exemplo? Jesus Cristo. E Ivete. Vida? Deus. Deus? Vida. Vivi ou Gracy? Belo. Uma frase? Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Um museu? De memes. Esse é Rafael Polêmico.
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