Origem
Stoned Fox (também conhecido como Autistic Fox, упоротая лиса ou Raposa Drogada) é um meme que se popularizou na Rússia, em outubro de 2012. Nesta época, uma artista e taxidermista britânica, chamada Adele Morse, colocou à venda no famoso site de leilões eBay uma raposa empalhada. Ela já tinha experiência com taxidermia, porém queria fazer algo diferente para seu trabalho de faculdade: a representação de um animal numa posição tipicamente tida como humana. O resultado não ficou muito satisfatório e ela resolveu, então, se livrar do inusitado animal, vendendo-o.
Por mais incrível que pareça, um inglês, chamado Mike Boorman, comprou a peça por 330 libras. Após o ocorrido, Morse começou a receber várias mensagens de russos alegando terem adorado o seu trabalho, bem como sua originalidade.
Em novembro do mesmo ano, a artista foi informada de que sua raposa era uma celebridade na Rússia e que tinha sido transformada em meme. A maior parte deles vinha de uma rede social chamada VK, a mais utilizada no país em questão. Uma das páginas deste site, com conteúdos referentes à obra de Adele, recebeu mais de 1.500 seguidores em apenas 3 meses. O sucesso foi tão grande que várias notícias sobre o assunto foram divulgadas em diversos jornais do país, como a versão russa do Metro e o site Lenta, por exemplo.
Gênero & Formatos
O meme Stoned Fox pode ser classificado como Exploitable, pois se trata de diversas imagens que foram alteradas e manipuladas a partir do Photoshop, para que a raposa apareça. Colagens como essas foram feitas devido à aparência da raposa e por representarem algo inusitado, transmitindo um efeito cômico a quem tem acesso às referidas representações meméticas. Há outros casos que foram usados para fazer graça com políticos e figuras de autoridade, e se pode dizer que, esta, é uma aproximação moderna com o humor da era soviética (feito para desarmar os poderosos).
Apesar de ter normalmente aquele formato, o meme, raras vezes, é usado também como Reaction Image.
Difusão e Repercussão
Em dezembro de 2012, iniciou-se um movimento para juntar dinheiro a fim de levar a raposa empalhada para a Rússia e expô-la. Após algum tempo, o objetivo foi realizado: Adele Morse, Mike Boorman e a raposa foram para a Rússia numa espécie de turnê, onde o curioso animal foi exposto, primeiro, em São Petersburgo, no Geometria Café, por menos de uma semana.
Lá, um grupo radical comunista contestou montagens em que o animal empalhado aparece em imagens icônicas de líderes, como Stalin e Lenin, classificando a exposição como “um insulto à Rússia”. Este movimento ganhou impulso após a publicação da notícia falsa da Wales Online, a qual alega que Morse disse que o motivo da Rússia gostar tanto de seu trabalho é porque “ela [a raposa] parece um pouco triste e bêbada e é assim que os russos se sentem”. A artista, no entanto, negou a afirmação em seu blogue.
Somado a esse fato, havia algumas pessoas que disseram que a exibição era uma propaganda de crueldade animal (grupo formado, alías, pelas pessoas que mais contestaram o meme, à época).
Apesar disso, o sucesso da raposa foi indiscutível. Em janeiro de 2013, o meme já era conhecido o suficiente para ser usado nos países de língua anglo-saxônica e, daí, foi exportado para o resto do mundo – com direito até a produtos personalizados, como canecas e camisetas. Em 2018, Adele Morse ainda está lucrando às custas de sua obra, embora sua página do ebay vende apenas bottons do meme, atualmente.