Os sósias de Teich: uma reflexão sobre analogias políticas em memes

  • Home
  • artigos
  • Os sósias de Teich: uma reflexão sobre analogias políticas em memes
15 out
Por
Milla Benício
Professora do IFRJ. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com pós-doutorado em Comunicação pela UFF.

Quando Nelson Teich assumiu o Ministério da Saúde após a controversa demissão de Luiz Henrique Mandetta, a Folha publicou uma matéria sobre os sósias sombrios do novo ministro. Os doppelgängers de Teich seriam o mordomo da família Adams, Tropeço; Bento Carneiro, personagem de Chico Anísio; Canceroso, vilão de Arquivo X; o Fantasma do Natal Passado, do filme Os fantasmas se divertem; e até o cantor Mick Jagger (admitido no grupo dos sinistros por ser notadamente pé frio).

As comparações macabras não se restrigem, claro, a Teich. A política pode bem se tornar um filme de terror se lembrarmos dos memes que comparavam Dilma Rousseff ao boneco assassino Chuck, Michel Temer ao conde Drácula e José Serra a Nosferatu.

Aliás, as comparações aterrorizantes de Serra extrapolam o universo cinematográfico com a série de memes “Separados por um…” Trata-se de um Reverse Captioning, ou seja, uma sequência de piadas produzidas a partir de uma mesma legenda, modificando-se apenas a imagem de fundo. Aqui, os indesejados irmãos gêmeos do Senador são a autora de novelas Glória Perez (separados por uma peruca) e dois personagens de Os Simpsons: Homer (separados por um Bart) e Sr. Burns (separados por um desenho). Com isso, descobrimos, inclusive, um parentesco entre Serra e Alckmin, ambos gêmeos do decrépito Burns.

A analogia feita pelos look-alikes se dá a partir da semelhança física, o que faz com que a comparação, em certa medida, nos pareça objetiva. Afinal, quem vai discordar que o ex-governador Pezão não é a cara do fantasma do filme Ghost?

Referências

DIAS, Natalia. O Crowdfunding a partir das perspectivas sobre a cultura material – o processo comunicacional do Projeto Mola Structural Kit. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, UFF, 2018.

CHAGAS, Viktor (org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital. Salvador: EDUFBA, 2020.

Tags:
Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us